Alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Autores

  • Mayra Ferreira Barreto Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.98

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de fazer uma reflexão sobre o processo de alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para alcançar os objetivos almejados, a opção foi por uma pesquisa de caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir da realização de revisão bibliográfica. A justificativa do trabalho surgiu das inquietações que me acompanharam durante a minha jornada como professora pedagoga da sala regular, na rede pública de ensino e dos desafios que são postos para a alfabetização de alunos com autismo, tendo em vista as precariedades que a educação pública brasileira apresenta. O processo de alfabetização no contexto do país nos releva a necessidade de superação de práticas mecanicistas e de colocar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa visa contribuir para o ensino-aprendizagem da criança e adolescente autista, defendendo a articulação entre a alfabetização e o letramento com as práticas sociais do estudante.

Biografia do Autor

Mayra Ferreira Barreto, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE, Brasil

Mestranda do Profhistória pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Possui Especialização em Educação Especial com ênfase em Atendimento Especializado pela Universidade Cândido Mendes (2019).Especialização em Ensino de História: Novas Abordagens pela Faculdade São Luís de França (2015). Graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (2014) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). Atuou como tutora do curso de Licenciatura em História, modalidade EAD, da Universidade Federal de Sergipe (CESAD/UFS). E Integrante do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades (GPCIR-DHI/UFS).

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Barreto, M. F. (2021). Alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Revista Amor Mundi, 2(4), 45–56. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i4.98

Edição

Seção

Artigos