Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Amor Mundi é um periódico interdisciplinar e quadrimestral da Editora Metrics. Objetiva a divulgação e socialização do conhecimento produzido por pesquisadores das mais diversas áreas do saber humano. Por meio de artigos científicos e resenhas de pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, preferencialmente vinculados a Programas nacionais e internacionais de Pós-Graduação, fomenta a produção do conhecimento, sua difusão e acessibilidade, em conformidade com os padrões nacionais e internacionais de publicação científica.

 

Público-alvo

Pesquisadores de Programas de Pós-Graduação e de Gradução.

 

Periodicidade

Periodicidade: Quadrimestral

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A fim de garantirmos o padrão de excelência na qualidade da Revista Amor Mundi, os artigos são, inicialmente, avaliados pelo Conselho Editorial (desk review) quanto à adequação ao foco e escopo editorial da revista e sua contribuição para discussão e pesquisa sobre Novos Direitos.

Os artigos aprovados no desk review são enviados para a avaliação de, pelo menos, dois pareceristas integrantes da Comissão Científica Ad Hoc de Avaliadores, pelo sistema double blind review. Caso se verifique demasiada desigualdade entre as avaliações, é solicitada uma terceira avaliação, também em blind review. Se, pelo menos dois examinadores aprovam para publicação, com exigências de revisão e melhorias, o trabalho retorna aos autores para as devidas providências. Efetuadas as alterações, o trabalho é encaminhado aos revisores e/ou editores, a critério destes últimos, para verificação do cumprimento das solicitações.

Os editores comunicarão por e-mail a decisão final sobre o processo de avaliação, que poderá ser “aprovar”, ou “aprovar com revisão”, ou “reprovar, pelas insuficiências identificadas e/ou o não enquadramento ao escopo da Revista”. Os textos não aceitos para publicação na Revista Amor Mundi arquivados pelo sistema, estão liberados para submissão em outros periódicos.

O Conselho Editorial reserva-se ao direito de encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica na área para possíveis publicações de suas produções intelectuais na revista Amor Mundi. Neste caso, os textos passam pelos procedimentos de ordem formal, normas da ABNT, ortográfica, gramatical e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados. Nestes casos, o trabalho é publicado com a explicitação de “artigo convidado”.

 

Rastreamento de Plágio

Os artigos submetidos na Revista Amor Mundi passarão por processo de rastreamento de plágio.

 

Política de Acesso Livre 

A Revista Amor Mundi oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de preservação digital

A Revista Amor Mundi é hospedada no servidor da Editora Metrics, o que garante a preservação de seu conteúdo digital com cópias de segurança (backups) realizadas frequentemente. Além disso, o conteúdo é preservado pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), da Stanford University.