https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/issue/feed Revista Amor Mundi 2024-11-21T01:02:07+00:00 Editora Metrics editora.metrics@gmail.com Open Journal Systems <p style="font-weight: 400;">A <strong>Revista Amor Mundi </strong>é um periódico <strong>interdisciplinar</strong> e <strong>quadrimestral</strong> da Editora Metrics. Objetiva a divulgação e socialização do conhecimento produzido por pesquisadores das mais diversas áreas do saber humano. Por meio de artigos científicos e resenhas de pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, preferencialmente vinculados a Programas nacionais e internacionais de Pós-Graduação, fomenta a produção do conhecimento, sua difusão e acessibilidade, em conformidade com os padrões nacionais e internacionais de publicação científica.</p> <p style="font-weight: 400;">Público-alvo: Pesquisadores de Graduação e de Programas de Pós-Graduação.</p> https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/509 BRINCAR COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM “A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE” DE LEV VIGOTSKI 2024-11-20T13:52:26+00:00 Naiana Ortiz Boeno naianaboeno1@gmail.com <p>Este artigo trata do Brincar como construção social:&nbsp; análise do papel do brinquedo no desenvolvimento infantil em “A Formação Social da Mente” de Lev Vigotski. Objetiva-se compreender o brincar como construção social, analisando o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil através do referentes livro. O brinquedo apresenta-se como ferramenta cultural que promove o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Segundo Vigotski, o brincar possui uma dimensão social e cultural essencial, que permite à criança internalizar significados, desenvolver funções psicológicas superiores, e construir sua relação com o mundo. Portanto, a problemática investigada é: qual o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil através do através do livro A Formação Social da Mente, na perspectiva de Vigotski? A metodologia utilizada é qualitativa e de análise documental, sob abordagem histórico-cultural. O estudo é contextualizado à luz de Lev Vigotski. (1987, 2008).</p> 2024-11-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Naiana Ortiz Boeno https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/514 O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE ENSINO: REFLEXÕES PARA COMPOR UM DIÁLOGO 2024-11-20T14:32:19+00:00 Naiana Ortiz Boeno naianaboeno1@gmail.com <p>O presente artigo compartilha análises sobre o papel da avaliação no contexto educacional de ensino: reflexões para compor um diálogo. Objetiva compreender o papel da avaliação no contexto educacional de ensino . A avaliação no contexto educacional desempenha um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem, pois vai além de medir o desempenho dos estudantes. Ela atua como uma ferramenta diagnóstica, formativa e somativa, contribuindo para identificar necessidades, monitorar progressos e ajustar práticas pedagógicas. Nesse sentido, a avaliação é essencial para garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados de forma eficaz e equitativa, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Com base nesse panorama, a problemática é: qual o papel da avaliação no contexto educacional de ensino como reflexões para compor um diálogo? A metodologia de estudo é qualitativa de análise documental sob abordagem histórico-cultural. Estudo contextualizado à luz de Hoffmann (2011), Fernandes (2021), Wiggins, Grant; McTighe, Jay (2019).</p> 2024-11-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Naiana Ortiz Boeno