Alfabetização e letramento

o papel do educador diante do processo de alfabetização

Autores

  • Rodi Narciso Faculdade Venda Nova do Imigrante, Sinop, MT, Brasil
  • Catyane Roberta Hauth Prefeitura Municipal de Sinop, Sinop, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i3.96

Resumo

O trabalho em questão terá como culminância, evidenciar questões acerca da alfabetização e o letramento, discutindo práticas sobre o processo de aquisição das mesmas no contexto de Ensino Fundamental, amiúde sua importância para o pleno desenvolver da vida acadêmica e social de nosso alunado. Assim sendo, elencar-se-ão temáticas como: “Alfabetização e letramento”, “O que é letramento”, “A Importância da leitura e escrita e o papel do professor neste processo”. Caracterizado como pesquisa bibliográfica, a mesma discorre sobre um breve apanhado histórico, distinções entre Alfabetização x Letramento e seus respectivos conceitos, bem como sua importância no desenvolvimento da leitura e da escrita. Concluindo desta forma com a importância do método escolhido para alfabetizar e o quão importante é o papel que o letramento desempenha para erradicar o analfabetismo funcional. Para sedimentar as discussões aqui trazidas, foram consideradas leituras sobre os PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assim como estudos de pesquisadores na área.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Faculdade Venda Nova do Imigrante, Sinop, MT, Brasil

Graduada em Pedagogia, pela UNIMEO – Universidade do Médio Oeste; Pós-graduada em Psicopedagogia Escolar e Clínica pela UNIMEO; Pós-graduada em Educação Especial pela FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba; Pós-graduada em Gestão Escolar pela UNICID – Universidade Cidade De São Paulo, Cursando Pós-graduação em Deficiência Visual pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Professora na Prefeitura Municipal De Sinop.

Catyane Roberta Hauth, Prefeitura Municipal de Sinop, Sinop, MT, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Letras, pela UNEMAT- Campus de Sinop; Pós-graduada em Neurolinguística pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga-MG. Técnica Administrativa Educacional pela Prefeitura Municipal de Sinop/Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. 

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Narciso, R., & Hauth, C. R. (2021). Alfabetização e letramento: o papel do educador diante do processo de alfabetização. Revista Amor Mundi, 2(3), 87–95. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i3.96

Edição

Seção

Artigos