Números irracionais na educação básica
um estudo sobre o diagnóstico da aprendizagem de números irracionais e seu ensino
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i3.95Resumo
Esse artigo apresenta um estudo sobre o ensino e aprendizagem de Números irracionais na Educação Básica, que partiu de um diagnóstico sobre aspectos ligados ao ensino e a aprendizagem gerada por este assunto em alunos. Inicialmente formulou-se a seguinte questão de pesquisa: quais os aspectos que explicam a pouca aprendizagem de Números Irracionais no Ensino Básico? Este foi o direcionamento, que esse trabalho orientou-se para realizar esta pesquisa, cujo objetivo adotado foi realizar um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem de Números Irracionais conforme a concepção discente. Para isso, realizou-se uma pesquisa de cunho diagnóstico, a qual ocorreu por meio de um formulário e um teste aplicado a 83 alunos egressos dos 8º e 9º anos de uma escola pública de Belém-PA (alunos do 1º ano do Ensino Médio) para coletar dados que ajudassem a conhecer como se encontra a aprendizagem do assunto referido e algumas informações sobre como o ensino dele ocorreu. Utilizou-se importantes referências como Brasil (2017), Brasil (1998), Pommer (2012). Diante dos resultados, notou-se que embora a maioria dos alunos tenha declarado já haver estudado números irracionais o desempenho deles foi muito baixo, além do mais o ensino desse assunto ocorreu por abordagem tradicional, com isso buscou-se as possíveis causas para esse fato, levando a concluir que existem vários problemas ligados a aspectos epistemológicos do assunto de Números Irracionais que fazem professores seguir caminhos no ensino que podem gerar uma aprendizagem falha: aula com superficialidade e pouco aprofundamento ou aula com muito aprofundamento sem ser superficial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Barros, Valdilene Araújo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.