Agenda-Setting na educação
a cobertura midiática sobre violação de Direitos Humanos nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i3.92Resumo
Esta pesquisa teve como objetivos desvelar os tipos de violações dos Direitos Humanos tratados pela mídia, sua abordagem e como essas violências são pautadas dentro da educação escolar e conhecer a linguagem na qual são noticiadas. Trata-se de estudo qualitativo e documental que visa conhecer a agenda midiática sobre o assunto para compreender sua pauta, linguagem e enfoque. Foram coletados 43 notícias de abril de janeiro de 2019 a janeiro de 2020 em três mídias de abrangência nacional - site UOL, Jornal O Globo (on-line) e Revista Veja (on-line) organizados em sete categorias para análise de conteúdo. Ao longo da pesquisa procurou-se responder quais os tipos de violação dos Direitos Humanos ocorrem em relação à educação escolar, como são noticiados e como essa ferramenta pode ser aplicada na formação do saber em sala de aula. Concluiu-se que as contribuições dessa pesquisa estão ligadas em três pontos muito importantes, tais como: desvelar e caracterizar como a mídia pauta as violências expressadas nas escolas, como ela pode ser uma influência direta na formação de professores, alunos e toda a comunidade escolar acerca das violências, dar uma demonstração real através da verificabilidade dos fatos constatados pelas mídias e como essa ferramenta pode servir de subsídio para denunciar, educar e conscientizar sobre as demandas opressivas recorrentes nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thiago José da Silva, Silvia Piedade de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.