Apropriação de uma variante estilística como processo identário em página do Facebook

Autores

  • Oscar Felipe Rodrigues Ribeiro Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.68

Resumo

Seja para se sentir pertencente ou para se adaptar as regras do grupo social, o falante é capaz de modificar sua fala, ou seja, fazer uso de diferentes estruturas linguísticas. Desse modo, busca-se investigar, dentro de um contexto específico, como os usuários modificam sua fala de acordo com a situação na qual se encontram. O objeto foi gerado nas postagens da rede social Facebook em um grupo intitulado “Grupo onde fingimos ser idosos confusos com a tecnologia”. Apresenta-se, também, o enquadramento metodológico, já que é necessário em pesquisas que levam em consideração o trabalho com variações linguísticas, além de levantar alguns questionamentos sobre os tipos de variação, formação de identidade e como tais processos são observados no objeto de estudo. Os dados mostram diferenças significativas entre as postagens dos usuários no grupo e suas páginas pessoais na rede social supracitada.

Biografia do Autor

Oscar Felipe Rodrigues Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Cursa letras português-francês e mestrado em linguística.

Publicado

2021-02-28

Como Citar

Ribeiro, O. F. R. (2021). Apropriação de uma variante estilística como processo identário em página do Facebook. Revista Amor Mundi, 2(2), 93–100. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.68

Edição

Seção

Artigos