Pensamento Indexical

o problema da apreensão da verdade de uma sentença no pensamento

Autores

  • Caio César Costa Santos Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.65

Resumo

É possível apreender um valor de verdade no pensamento? Esta é a questão central deste artigo. Para responder a este problema, recorro, inicialmente, à obra Investigações Lógicas de Frege (2002 [1919]) na qual ele deixa claro que é sim possível inferir que há valor de verdade no pensamento. Explico, então, como isto é possível já que o próprio pensamento é uma categoria não-lógica e até certo ponto imperceptível quando se considera uma sentença lógico-gramatical. Por conseguinte, analiso detidamente algumas sentenças e tento o máximo possível aproximá-la de seu valor de verdade, mesmo se este seja inferido do fluxo do pensamento. Por fim, saliento que os pensamentos indexicais, termo originado de Rècanati (2013), é uma espécie de pensamento superior anterior ao pensamento de uma sentença.

Biografia do Autor

Caio César Costa Santos, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE, Brasil

Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Psicologia Fenomenológica pela Faculdade Venda Nova doImigrante (FAVENI). Possui formação em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica.

Publicado

2021-02-28

Como Citar

Santos, C. C. C. (2021). Pensamento Indexical: o problema da apreensão da verdade de uma sentença no pensamento. Revista Amor Mundi, 2(2), 55–66. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.65

Edição

Seção

Artigos