Pedagogia e assistência social
atuação do pedagogo como educador/orientador social no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.62Resumo
Este trabalho se justificou pela necessidade de se compreender como o problema da vulnerabilidade social, pobreza e violação de direitos contribui para um déficit socioeducacional das crianças e adolescentes tidos muitas vezes como crianças ou adolescentes problemas pela sociedade. Tendo como problema de pesquisa: Que práticas pedagógicas são desenvolvidas pelo pedagogo com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos? Como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo pedagogo com crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de José de Freitas – PI e como objetivos específicos: identificar as propostas filosóficas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; verificar os tipos de atividades desenvolvidas pelos pedagogos com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social e identificar as dificuldades dos pedagogos no trabalho pedagógico e social. Como metodologia, analisamos alguns documentos produzidos internamente pelo programa social relacionados às atividades realizadas, bem como, a aplicação de questionário semiestruturado. Dessa forma, o trabalho traz uma discussão sobre a área de atuação do pedagogo, identificando as expectativas de atuação enquanto profissional formado que atuará na docência na educação formal e na função de educador social que atua em programas sociais e organizações governamentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Erimar Rocha, Luciano Ribeiro , Ana Márcia Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.