Pedagogia e assistência social

atuação do pedagogo como educador/orientador social no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Autores

  • Erimar Rocha Centro Universitário de Maringá, José de Freitas, PI, Brasil
  • Luciano Ribeiro Centro Universitário Uninovafap, Teresina, PI, Brasil
  • Ana Márcia Batista Faculdade Adelmar Rosado, Teresina, PI, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.62

Resumo

Este trabalho se justificou pela necessidade de se compreender como o problema da vulnerabilidade social, pobreza e violação de direitos contribui para um déficit socioeducacional das crianças e adolescentes tidos muitas vezes como crianças ou adolescentes problemas pela sociedade. Tendo como problema de pesquisa: Que práticas pedagógicas são desenvolvidas pelo pedagogo com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos? Como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo pedagogo com crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de José de Freitas – PI e como objetivos específicos: identificar as propostas filosóficas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; verificar os tipos de atividades desenvolvidas pelos pedagogos com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social e identificar as dificuldades dos pedagogos no trabalho pedagógico e social. Como metodologia, analisamos alguns documentos produzidos internamente pelo programa social relacionados às atividades realizadas, bem como, a aplicação de questionário semiestruturado. Dessa forma, o trabalho traz uma discussão sobre a área de atuação do pedagogo, identificando as expectativas de atuação enquanto profissional formado que atuará na docência na educação formal e na função de educador social que atua em programas sociais e organizações governamentais.

Biografia do Autor

Erimar Rocha, Centro Universitário de Maringá, José de Freitas, PI, Brasil

Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU/FAP – Teresina, Especialista em Gestão Educacional em Rede pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

Luciano Ribeiro , Centro Universitário Uninovafap, Teresina, PI, Brasil

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAP, Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão em Saúde Pública pela Faculdade Superior de Ensino Programus – ISEPRO.

Ana Márcia Batista , Faculdade Adelmar Rosado, Teresina, PI, Brasil

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Adelmar Rosado, Especialista em Gestão de Pessoas, Elaboração e execução de Projetos de Habitação e Planejamento e Controle de Qualidade.

Publicado

2021-02-28

Como Citar

Rocha, E., Ribeiro , L. ., & Batista , A. M. . (2021). Pedagogia e assistência social : atuação do pedagogo como educador/orientador social no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Revista Amor Mundi, 2(2), 29–40. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.62

Edição

Seção

Artigos