Uma discussão a partir da filosofia da diferença: currículo e o ensino de ciências da natureza - primado dos desejos e das subjetividades

Autores

  • Daniela Carolina Ernst Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS, Brasil
  • Cátia Keske Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, Panambi, RS, Brasil
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, Jaguari, RS, Brasil
  • Sirlei Rigodanzo Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, Panambi, RS, Brasil
  • Deniz Alcione Nicolay Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.61

Resumo

Este texto escrito de maneira ensaistica, enseja problematizar o currículo e o ensino de Ciências da Natureza, a partir do primado dos desejos e das subjetividades, na perspectiva da Filosofia da Diferença. Questionamo-nos, dessa forma, sobre: O que entendemos  por currículos escolares? De que maneira e quais atividades curriculares podem contribuir nos processos de aprender e de ensinar visando a atender as carências, faltas ou desejos dos alunos?Pode o currículo e o ensino de Ciências da Natureza dar conta das diferenças? Como ferramenta de operacionalização desta escrita, faremos uso da cartografia enquanto possibilidade de se observar os movimentos que perpassam esses corpos e espacos e tempos curriculo-escolares.



Biografia do Autor

Daniela Carolina Ernst, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) campus Panambi, com uma especialização/ capacitação em Jogos e Ferramentas Digitais UFRGS . Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS campus Cerro Largo, pela linha de pesquisa : Currículo e Politicas Educacionais , onde desenvolveu pesquisa sobre a perspectiva da Filosofia da Diferença no currículo do Ensino de Ciências. Parte do Grupo de Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação no Instituto Federal Farroupilha (GIEPE-IFFarroupilha), e dos grupos de Pesquisa da USP : GRACIAS Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes, da FFCLRP, Alterciência e Intercomunicação DIVERSITAS FFLCH/USP, Escola de Comunicações e Artes - USP)

Cátia Keske, Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, Panambi, RS, Brasil

Docente do Instituto Federal Farroupilha, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação nas Ciências, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Rio Grande do Sul. 

Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, Jaguari, RS, Brasil

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós -Graduação Química da Vida e Saúde. Professora e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept).

Sirlei Rigodanzo, Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, Panambi, RS, Brasil

Docente no Instituto Federal Farroupilha, doutoranda no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí .

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS, Brasil

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado pelo DEC/UFRGS supervisionado pela prof. Dra. Sandra Mara Corazza . Líder do GPHILÍA (Grupo de pesquisa em filosofia, literatura e artes na educação) da UFFS. Compõe a linha "Filosofia contemporânea, estudos nietzschianos e educação". Membro da SOFIE (Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação) e do GT filosofia da educação na ANPED. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS). Membro da Rede de pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (PPGEDU/UFRGS). Estuda e experimenta as variações da pesquisa contemporânea em termos de escrita, leitura e metodologia. Trabalha conceitos (genealogia e crítica, verdade, valor, estética, ética, niilismo) a partir do pensamento pós-nietzschiano nas suas relações com o currículo e a formação de professores. Professor adjunto da área de Fundamentos Histórico Filosóficos da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Ernst, D. C., Keske, C. ., Nonenmacher, S. E. B., Rigodanzo, S. ., & Nicolay, D. A. (2021). Uma discussão a partir da filosofia da diferença: currículo e o ensino de ciências da natureza - primado dos desejos e das subjetividades. Revista Amor Mundi, 2(1), 83–88. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.61

Edição

Seção

Artigos