Reflexos do currículo oculto na construção da identidade e subjetividade do ser

Autores

  • Marcos Toledo Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil
  • François Ramos Faculdade Presidente Antônio Carlos, Uberaba, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.58

Resumo

Trazendo uma análise sobre o currículo por meio da abordagem de sua conceitualização como bem dos seus tipos previstos por leis que regem o tema - sendo eles o currículo real, formal e oculto -, o presente artigo tem por objetivo principal as abordagens do currículo oculto e das consequências que este pode causar na formação do ser diante da identidade e da subjetividade do mesmo. A abordagem em questão contará com exemplificações de casos reais e comumente presenciados dentro das instituições escolares e de tratativas de modelos pedagógicos que geralmente são instituídos. Destarte, serão expressos e fundamentadas questões pertinentes responsabilidade do docente no exercício da profissão e a imprescindibilidade de se pautar nas diretrizes instituição através de leis. Para idealização do presente trabalho foram realizadas diversas pesquisas bibliográficas e hipertextuais, além de pesquisas documentais de materiais que versavam sobre o currículo. Logo, à conclusão tomada em relação ao fato é de que o professor detém de responsabilidade na construção da identidade de seus alunos por meio da subjetividade em que o mesmo realiza suas atividades profissionais.

Biografia do Autor

Marcos Toledo, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil

Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Aluno regular do programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE na linha de Processos educacionais e seus fundamentos. Especialista em Direito Penal (2020) pela Faculdade Dom Alberto. Especialista em Análise do Comportamento (2019) e especialista em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica (2019) pela Faculdade Futura, especialista em Educação e Direitos Humanos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Graduado em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2018), licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020). Benfeitor das Ciências, Letras e Artes pelo Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos. Membro do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube - Uberaba. Revisor de periódico da Revista de extensão da UPE. Com foco de estudos, pesquisas, palestras e publicações nas áreas de Educação, Direito e Psicologia, sendo autor de vários trabalhos nestas áreas. Atualmente, é gestor e coordenador acadêmico e pedagógico do polo de apoio do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI em Uberaba/MG.

François Ramos, Faculdade Presidente Antônio Carlos, Uberaba, MG, Brasil

Doutor em Ciências da Educação pela UnInter (2016), com Pós-doutorado em Psicologia desenvolvido na Universidad Kennedy (2019). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU -2020) e Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Especialista em Educação Ambiental (FAZU-2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017), Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura - 2018). MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba, e Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017). Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde leciona para os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Professor Emérito do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação da Emill Brunner University (EBWU-USA). Confederação de Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil CONCLAB. 

Publicado

2021-02-28

Como Citar

Toledo, M., & Ramos, F. (2021). Reflexos do currículo oculto na construção da identidade e subjetividade do ser. Revista Amor Mundi, 2(2), 15–21. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.58

Edição

Seção

Artigos