INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO E OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES DE SUA EFETIVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.460Resumo
Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico e, com o surgimento de novas tecnologias, novas competências e novos comportamentos são exigidos. Neste trabalho, fazemos uma análise sobre a necessidade de se utilizar as tecnologias no cotidiano escolar, a incorporação de recursos nas práticas pedagógicas, a integração curricular das tecnologias e os desafios e dificuldades enfrentados pelas escolas, professores e alunos que devem ser superados para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo e de qualidade. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos e a complementamos com um depoimento de uma professora do ensino infantil de uma escola pública relatando dificuldades e desafios vivenciados durante a pandemia. O resultado demonstra a necessidade de integração curricular das tecnologias, desde que seja feita de maneira correta, coerente e com objetivos claros e definidos. Entretanto, para sua efetivação, ainda há um longo caminho a percorrer diante dos diversos desafios e dificuldades que devem ser superados, principalmente no que se refere à formação do professor, equipamentos tecnológicos e conectividade à internet.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciane Pereira de Castilho, Benedito Braz Sobrinho, Christiane Diniz Guimarães, Edivan Jorge Costa, Monique Bolonha das Neves Meroto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.