INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO E OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES DE SUA EFETIVAÇÃO

Autores

  • Luciane Pereira de Castilho Must University, Estados Unidos
  • Benedito Braz Sobrinho Must University, Estados Unidos
  • Christiane Diniz Guimarães Must University, Estados Unidos
  • Edivan Jorge Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Assunção, Paraguai
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.460

Resumo

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico e, com o surgimento de novas tecnologias, novas competências e novos comportamentos são exigidos. Neste trabalho, fazemos uma análise sobre a necessidade de se utilizar as tecnologias no cotidiano escolar, a incorporação de recursos nas práticas pedagógicas, a integração curricular das tecnologias e os desafios e dificuldades enfrentados pelas escolas, professores e alunos que devem ser superados para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo e de qualidade. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos e a complementamos com um depoimento de uma professora do ensino infantil de uma escola pública relatando dificuldades e desafios vivenciados durante a pandemia. O resultado demonstra a necessidade de integração curricular das tecnologias, desde que seja feita de maneira correta, coerente e com objetivos claros e definidos. Entretanto, para sua efetivação, ainda há um longo caminho a percorrer diante dos diversos desafios e dificuldades que devem ser superados, principalmente no que se refere à formação do professor, equipamentos tecnológicos e conectividade à internet.

Biografia do Autor

Luciane Pereira de Castilho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Benedito Braz Sobrinho, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Christiane Diniz Guimarães, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Edivan Jorge Costa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Assunção, Paraguai

Doutorando em Ciencias de La Educación, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Castilho, L. P. de ., Braz Sobrinho, B. ., Guimarães, C. D. ., Costa, E. J. ., & Meroto, M. B. das N. . (2024). INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO E OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES DE SUA EFETIVAÇÃO. Revista Amor Mundi, 5(4), 131–139. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.460

Edição

Seção

Artigos