A INCLUSÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR NA AVALIAÇÃO DA REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Dirceu da Silva Must University, Estados Unidos
  • Adriana da Conceição Tesch Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil
  • Ítalo Martins Lôbo Must University, Estados Unidos
  • Marta Cristiane Kraemer Zatti Must University, Estados Unidos
  • Patrícia Alves Ferreira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.458

Resumo

Os termos “meios de comunicação” e “evolução da tecnologia” quando utilizados no contexto do ambiente educacional devem ser apresentados como ferramentas fundamentais para a inovação e auxílio para o ensino. Não devemos restringir a inovação tecnológica somente às transformações incorporadas aos equipamentos ou ferramentas, tais como: computadores, celulares, tablets, internet etc. A inovação está intrinsicamente relacionada à um conjunto de modificações sociais e econômicas. Em um ambiente educacional no qual as novas tecnologias moldam constantemente o aprendizado e as principais características de ensino a atuação do professor não pode ser apresentada como um ditador de conteúdo. É fundamental que a disseminação do conteúdo seja realizada de maneira eficaz através dos diversos meios, o que evidencia a necessidade que a atuação e a competência do educador devem deslocar-se constantemente para que seja possível promover a aprendizagem e o estímulo do pensamento no aluno. É papel da escola atender as demandas e necessidades dos alunos, tanto o educador quanto os alunos devem ter constantemente autonomia e responsabilidade nesse processo que visa promover o lado crítico do aluno, que deve ser estimulado a utilizar constantemente a reflexão para atingir níveis mais sofisticados de ideias, ações e conceitos. Neste contexto, estimula-se o trabalho em equipe, o que resulta em uma rede cada vez maior de pessoas capazes de resolver e refletir sobre questões e assuntos complexos para a sociedade. É importante que o conteúdo não seja fragmentado, tampouco descontextualizado da realidade do aluno.

Biografia do Autor

Dirceu da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Adriana da Conceição Tesch, Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil

Mestra em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Ítalo Martins Lôbo, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Marta Cristiane Kraemer Zatti, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Patrícia Alves Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Silva, D. da ., Tesch, A. da C. ., Lôbo, Ítalo M. ., Zatti, M. C. K. ., & Ferreira, P. A. . (2024). A INCLUSÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR NA AVALIAÇÃO DA REALIDADE BRASILEIRA. Revista Amor Mundi, 5(4), 121–130. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.458

Edição

Seção

Artigos