A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Zaqueu do Nascimento Santos Must University, Flórida, Estados Unidos
  • Addgo de Oliveira Santos Must University, Flórida, Estados Unidos
  • Átila de Souza Universidad de la Integración de las América, Paraguai
  • Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Must University, Flórida, Estados Unidos
  • Silene de Freitas Oliveira Polari Must University, Flórida, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.455

Resumo

Este trabalho aborda o impacto das mídias digitais na educação, mais especificamente nas aulas de ciências do ensino fundamental II. Ao mencionar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), muitos profissionais da educação podem erroneamente considerá-las recursos de difícil acesso ou de uso complexo, especialmente em escolas públicas localizadas em áreas economicamente desfavorecidas. No entanto, com o contínuo avanço tecnológico em todos os setores da sociedade, as oportunidades de integração das mídias digitais na educação aumentam consideravelmente. A utilização cuidadosa desses recursos não apenas eleva o interesse dos alunos, mas também desloca o professor do centro das atenções no processo de ensino e aprendizagem. Diante do potencial positivo das mídias digitais para aprimorar os indicadores educacionais, surge a questão: por que muitos professores e algumas instituições de ensino resistem ao uso dessas ferramentas? Esta pesquisa, embasada em revisão bibliográfica, analisará, além das inúmeras possibilidades oferecidas pelas TDICs, os principais desafios enfrentados pelos educadores ao implementar essas tecnologias na educação. Como utilizar as TDICs de maneira a aprimorar efetivamente a aprendizagem dos alunos? Esta indagação será explorada, buscando compreender as razões por trás da resistência e identificando estratégias para superar tais obstáculos.

Biografia do Autor

Zaqueu do Nascimento Santos, Must University, Flórida, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Addgo de Oliveira Santos, Must University, Flórida, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Átila de Souza, Universidad de la Integración de las América, Paraguai

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas.

Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Must University, Flórida, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Silene de Freitas Oliveira Polari, Must University, Flórida, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Musty University. 

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Santos, Z. do N. ., Santos, A. de O. ., Souza, Átila de ., Nascimento, C. D. L. do ., & Polari, S. de F. O. . (2024). A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Revista Amor Mundi, 5(4), 95–103. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.455

Edição

Seção

Artigos