AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR NUM PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Wesley Schulz Mungo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Elionides José da Costa Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Nivaldo Pedro de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.453

Resumo

O texto aborda a importância da inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental e médio, ressaltando as vantagens e desvantagens dessa prática. Destaca-se a necessidade de formação continuada para os professores, visando à adequação das práticas pedagógicas às necessidades dos alunos. Aponta-se que a inclusão escolar deve garantir o acesso de qualidade, respeitando a personalidade e dignidade de cada criança. São mencionadas as diversas barreiras enfrentadas pelos professores, como formação insuficiente, falta de apoio pedagógico e infraestrutura inadequada, que comprometem a efetividade da inclusão. vA reflexão sobre os obstáculos em sala de aula não se restringe aos professores, mas envolve a sociedade como um todo, destacando que a promoção da inclusão é um investimento na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A educação inclusiva é vista como um caminho para a transformação social, garantindo o acesso de todos a uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Wesley Schulz Mungo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Mestrando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Elionides José da Costa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Nivaldo Pedro de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas e pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Mungo, W. S. ., Costa, E. J. da ., Pereira, F. A. ., Meroto, M. B. das N. ., & Oliveira, N. P. de . (2024). AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR NUM PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Revista Amor Mundi, 5(4), 69–77. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.453

Edição

Seção

Artigos