TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E A NOVA RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM O SABER

CONCEPÇÃO E TEORIA DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DAS MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Mauri Alves da Silva Logos University International, Estados Unidos
  • Antonio Guilherme da Cruz Lima Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Jorge José Klauch Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Maria Cleonice Santos de Melo Penha Universidade  Estadual  Vale  do  Acaraú, Sobral, CE, Brasil
  • Paula Welliana Araujo Martins Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.452

Resumo

O presente artigo discute as possíveis e diversas conceituações do termo currículo, bem como a aplicação prática do mesmo na educação e na vida do indivíduo, desde o início das aparições do termo. Ao mesmo tempo, explora as novas tecnologias da informação e comunicação, e sua inserção nos métodos educacionais face a realidade social brasileira, visando identificar as mudanças já existentes e as pendências de políticas públicas. Após a análise de dados oficiais do acesso da população brasileira à internet, por dispositivo, classe social e faixa etária, observou-se que houve um crescimento no acesso que levou a mudanças na cultura da sociedade e na relação do indivíduo com o saber, alterando os papeis anteriormente atribuídos a educador e educando. No entanto, ainda observam-se falhas na implantação prática de tecnologias da informação e comunicação nos currículos escolares, de forma eficaz ao processo de aprendizagem. As instituições de ensino ainda não foram capazes de adaptar-se à nova realidade social trazida pela expansão tecnológica.

Biografia do Autor

Mauri Alves da Silva, Logos University International, Estados Unidos

Doutorando em Teologia pela Logos University International.

Antonio Guilherme da Cruz Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestrando em Administração pela Universidade de Fortaleza. 

Jorge José Klauch, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Universidade Candido Mendes.

Maria Cleonice Santos de Melo Penha, Universidade  Estadual  Vale  do  Acaraú, Sobral, CE, Brasil

Especialista  em  Psicopedagogia  Institucional  e  Clínica  pela  Universidade  Estadual  Vale  do  Acaraú. 

Paula Welliana Araujo Martins, Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil

Especialista em Enfermagem Estética pelo Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba.

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Silva, M. A. da ., Lima, A. G. da C. ., Klauch, J. J. ., Penha, M. C. S. de M. ., & Martins, P. W. A. . (2024). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E A NOVA RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM O SABER: CONCEPÇÃO E TEORIA DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DAS MÍDIAS DIGITAIS. Revista Amor Mundi, 5(4), 61–67. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.452

Edição

Seção

Artigos