A BUSCA PELA QUALIDADE NO ENSINO TÉCNICO NA MODALIDADE HÍBRIDA

Autores

  • Renato Machado Must University, Estados Unidos
  • Freilan Pereira da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Priscila Caser de Assis Vieira Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.450

Resumo

Baseado em pesquisa bibliográfica, este Paper traz um relato de melhoria da qualidade em uma instituição de ensino. A qualidade da educação pode ter muitos significados, mas ela deve fazer parte de um todo em uma instituição de ensino, quando sua melhora é almejada. Planejamento, estrutura, tecnologia, professores e funcionários capacitados, alunos engajados e comunidade participativa, fazem parte de boas práticas para se atingir um ensino de qualidade. O governo realiza todos os anos as avaliações nacionais, estaduais e municipais que visam mensurar o aprendizado adquirido pelos alunos. Essas avaliações geram um banco de dados que deve ser tabelado e analisado pelas instituições para que possam buscar melhorias necessárias para a melhora da qualidade de ensino oferecida. Ouvir a comunidade também é um item importante nesse sentido. Um exemplo disso é o novo curso de Ensino médio com habilitação profissional de Técnico em Eletrônica no período noturno na modalidade híbrida, ofertado pela Etec Lauro Gomes, que teve seu currículo atualizado recentemente e foi implantado para atender uma demanda da sociedade por um curso noturno de nível médio e técnico, que trabalha durante o dia. Os resultados têm sido positivos, visto que as taxas de evasão e reprovação são muito pequenas. Resta agora analisar os resultados das próximas avaliações na busca da melhoria contínua.

Biografia do Autor

Renato Machado, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University (MUST).

Freilan Pereira da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Priscila Caser de Assis Vieira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University (MUST).

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Machado, R. ., Silva, F. P. da ., Vieira, P. C. de A. ., Santos, S. M. A. V. ., & Silva, T. P. A. da . (2024). A BUSCA PELA QUALIDADE NO ENSINO TÉCNICO NA MODALIDADE HÍBRIDA. Revista Amor Mundi, 5(4), 43–52. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.450

Edição

Seção

Artigos