POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DOS ALUNOS COM A TAXONOMIA DE BLOOM E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Ricardo Furtado de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Franciele de Carvalho Ferreira Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Jean dos Santos Silva Universidad Europea del Atlántico, Cantabria, Espanha
  • Matozalém de Sousa Must University, Estados Unidos
  • Mauri Alves da Silva Logos University International, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.447

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal investigar a atuação da Taxonomia de Bloom para a aprendizagem colaborativa dos discentes com as tecnologias digitais. Atualmente é percebível o quanto a tecnologia tem se tornado presente na vida das pessoas, elas se comunicam, compram, pagam objetos por meio da tecnologia utilizando a internet. Diante disso, os alunos estão no seu dia a dia utilizando muita tecnologia, o que pode contribuir no processo de aprendizagem deles, mas é preciso desenvolver métodos eficazes com tecnologias digitais nos ambientes educacionais. Assim, é questionado: como a aprendizagem colaborativa pode contribuir juntamente com a Taxonomia de Bloom para o desenvolvendo educacional dos alunos com a utilização das tecnologias digitais? O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de repositórios digitais. Com a realização desse trabalho, pode-se considerar que as tecnologias digitais são muito eficientes para o aprendizado dos alunos, porém, é necessário utilizar métodos como Taxonomia de Bloom aliada à aprendizagem colaborativa, os quais promovem uma aprendizagem de qualidade e permanente, ou seja, não é um aprender passageiro e sim que dura além dos espaços educacionais, promovendo novos aprendizados no decorrer da vida desses alunos.

Biografia do Autor

Ricardo Furtado de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Franciele de Carvalho Ferreira Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jean dos Santos Silva , Universidad Europea del Atlántico, Cantabria, Espanha

Mestrando em Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira pela Universidad Europea del Atlántico.

Matozalém de Sousa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Mauri Alves da Silva, Logos University International, Estados Unidos

Doutorando em Teologia pela Logos University International.

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Oliveira, R. F. de ., Ferreira, F. de C. F., Silva , J. dos S. ., Sousa, M. de ., & Silva, M. A. da . (2024). POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DOS ALUNOS COM A TAXONOMIA DE BLOOM E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Amor Mundi, 5(4), 21–27. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.447

Edição

Seção

Artigos