DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE

VIVÊNCIAS DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA

Autores

  • Fábio José de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Ana Paula Freitas Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles Must University, Estados Unidos
  • Flávia Maria Matos Santos dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Maraléia Silva Nogueira do Nascimento Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.446

Resumo

Este estudo investigou as estratégias mais eficazes de ensino de química e da tabela periódica. A vivência foi realizada em uma escola pública do interior do Ceará em três turmas de 1º ano do Ensino Médio. Os resultados mostraram que as dificuldades no ensino desses temas estão relacionadas à falta de interesse dos alunos, bem como do baixo rendimento escolar, falta de recursos didáticos e problemas de indisciplina. Por outro lado, as possibilidades encontradas estão relacionadas à utilização de metodologias ativas e contextualizadas, uso de recursos audiovisuais e experimentais e formação continuada dos professores. A conclusão é que é necessária uma mudança de paradigma no ensino de química e da tabela periódica, de forma a torná-los mais atrativos e significativos para os alunos, tornando o aprendizado mais efetivo e satisfatório.

Biografia do Autor

Fábio José de Araújo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Ana Paula Freitas Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Flávia Maria Matos Santos dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Maraléia Silva Nogueira do Nascimento, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES, Brasil

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Vale do Cricaré. 

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Araújo, F. J. de ., Ferreira, A. P. F. ., Fonteles, A. J. C. S. ., Santos, F. M. M. S. dos ., & Nascimento, M. S. N. do . (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE: VIVÊNCIAS DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA. Revista Amor Mundi, 5(4), 13–20. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.446

Edição

Seção

Artigos