A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, METODOLOGIAS E CURRÍCULO

Autores

  • Vanessa Souza Santos Detoni Must University, Estados Unidos
  • Alessandra Barboza Barros Almeida Must University, Estados Unidos
  • Circe Carneiro de Leão Must University, Estados Unidos
  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Maura Aparecida de Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.368

Resumo

Este artigo traz como proposta a transformação do cenário educacional no século XXI, impulsionada pela interatividade entre a tecnologia, metodologia e o currículo. E tem por objetivo definir e refletir na estreita relação existente entre esses elementos, como também dialogar, através de artigos e publicações com outros autores que expressam da mesma opinião destacando a importância da integração deles com a finalidade de promover um ensino eficaz e relevante. A tecnologia se apresenta como uma ferramenta facilitadora que enriquece o currículo e promove a interatividade entre ambos. As metodologias ativas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades críticas e criativas. O currículo orienta o que e como será ensinado, enquanto a interatividade envolve os alunos de maneira ativa. O tipo de pesquisa utilizada neste trabalho foi de natureza bibliográfica, como também um breve relato de experiência. De um modo geral, podemos concluir que os objetivos propostos foram alcançados de uma forma clara e concisa.

Biografia do Autor

Vanessa Souza Santos Detoni, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia – FAESA. Especialização em Novas Tecnologias Educacionais – FIVAR. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Alessandra Barboza Barros Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências da Computação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Pedagogia; Especialização em MBA em Gestão de Tecnologia e Internet, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University-Florida. 

Circe Carneiro de Leão, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela UNESPAR; Pós graduada em Interdisciplinaridade - IBEPEX; Pós graduada em Neuropsicopedagogia FACINTER; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University-Florida.

Lucas Estevão Fernandes Laet, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Venda Nova Imigrante – Faveni. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Maura Aparecida de Souza, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela FTS Anhanguera; Licenciatura em Biologia pela UNIFAVENI; Licenciatura em Artes Visuais pela UNIFAVENI; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica FTS – Anhanguera; Didática e Metodologia do Ensino Superior FTS – Anhanguera; Educação Especial - Intelectual Faculdade Campos Elíseos; Neuropsicopedagogia - Faculdade Campos Elíseos; Gestão Escolar Faculdade Campos Elíseos; TEA - Autismo - UNIFAVENI; TDAH - UNIFAVENI; Superdotação e Altas Habilidades - FGP; Educação Especial e Inclusiva - FAPETEC; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Detoni, V. S. S. ., Almeida, A. B. B. ., Leão, C. C. de ., Laet, L. E. F. ., & Souza, M. A. de . (2023). A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, METODOLOGIAS E CURRÍCULO. Revista Amor Mundi, 4(10), 129–139. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.368

Edição

Seção

Artigos