INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS E CURRÍCULO

Autores

  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Cristiane Tonetto Escobar Must University, Estados Unidos
  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.363

Resumo

A presente pesquisa aborda as influências do período colonial e imperial, bem como de países como Estados Unidos, Suíça e Austrália, nas práticas educacionais do Brasil. Ao longo da história, os currículos brasileiros têm sido moldados por influências internacionais, refletindo-se em conhecimentos, atitudes, habilidades, valores e emoções. Destacam-se, nesse contexto, modelos como o International Baccalaureate (Suíça), o International Primary Curriculum (Inglaterra) e o Australian Curriculum, Assessment & Reporting Authority (Austrália). É crucial ressaltar que diversas escolas brasileiras adotam esses currículos estrangeiros como referência para suas práticas pedagógicas. A partir de 1932, o Manifesto dos Pioneiros e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1993/94/96 intensificaram o debate social, cultural e político em torno dos currículos no Brasil. Por outro lado, as Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações (TDICs) impõem novas transformações no ambiente escolar, principalmente em relação ao corpo docente e à busca pelo conhecimento. Nesse sentido, procurando desenvolver habilidades e competências, oportunizando esses novos alunos a serem críticos e participativos no âmbito escolar.O uso de ferramentas digitais, aliado a currículos e metodologias inovadoras, converge para o objetivo comum de desenvolver projetos alinhados à realidade dos alunos, considerando suas vivências e conhecimentos prévios. Dessa forma, a partir desse enfoque, busca-se não apenas transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades e competências, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para serem críticos e participativos no ambiente escolar. Em suma, a pesquisa destaca a interação entre as influências históricas e culturais, os currículos internacionais e as inovações tecnológicas como elementos fundamentais na construção do cenário educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela (UFU), Especialização em Docência na Educação Infantil (UFU). Atendimento Educacional Especializado pela (UCAM). Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida . Doutoranda en Ciencias de la Educación pela (FICS) Faculdad de Ciências Sociales Interamericana Assunción 

Cristiane Tonetto Escobar, Must University, Estados Unidos

Graduação: Pedagogia UNIASSELVI; Pós graduação UNIASSELVI: Educação Infantil e Anos Iniciais; Supervisão Educacional; Orientação Educacional; Planejamento Pedagógico; Gestão Escolar; Projetos e Práticas Educativas; Fundamentos e Organização Curricular. Mestranda em Tecnologia Emergente na Educação. E-mail: cristianet.escobar@hotmail.com

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Ribeiro, H. M. ., Escobar, C. T. ., Barros, A. M. R. ., Silva, M. V. M. da ., & Narciso, R. . (2023). INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS E CURRÍCULO. Revista Amor Mundi, 4(10), 105–115. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.363

Edição

Seção

Artigos