A RELEVÂNCIA DO DESIGN INSTRUCIONAL NA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA ON-LINE E-LEARNING

Autores

  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Adriana Persin de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Clair de Andrade Must University, Estados Unidos
  • José Leônidas Alves do Nascimento Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.362

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir como o design instrucional contribui para a efetivação da aprendizagem autogerida junto ao estudante. Outro item necessário para o desenvolvimento de uma reflexão proposta é analisar as vantagens e as desvantagens desse tipo de aprendizagem na sociedade atual. Ademais, apresentar um panorama dos processos e etapas que devem ser seguidas pelos profissionais da educação, bem como o papel do estudante nesse modelo educacional de ensino/aprendizagem. Assim, a pergunta norteadora deste artigo foi: qual a importância do design instrucional na aprendizagem autogerida on-line e-learning? Para responde-la, o artigo visa refletir a respeito da educação contemporânea que abrange a EAD e a aprendizagem autogerida, bem como o papel do aluno e do design instrucional no contexto atual da educação e-learning para a efetivação dessa aprendizagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória de artigos científicos e bibliografias com embasamento na temática. A partir desse panorama, pretendeu-se compreender a relação entre aprendizagem autogerida e design instrucional, bem como sua importância no cenário educacional contemporâneo.

Biografia do Autor

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Adriana Persin de Araújo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco; Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora pela Faculdade São Luís; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Unijorge) Universidade Jorge Amado, Salvador/BA; Licenciada em Pedagogia (UNINTER) Centro Universitário Internacional; Tecnológica em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Psicopedagoga Clínica e Institucional (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Wpos) Unyleya. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Pós-graduada em Tecnologias Educacionais (Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Clair de Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar e Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental-Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Don Bosco. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

José Leônidas Alves do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar e em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Licenciado em Matemática e Letras - Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação Paulistana. Possui especializações em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Novas Tecnologias na Educação e Formação Docente em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil; Coordenação Pedagógica para o Ensino Superior, Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Focus. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. 

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Machado, J. C. ., Araújo, A. P. de ., Almeida, A. P. de ., Andrade, C. de ., & Nascimento, J. L. A. do . (2023). A RELEVÂNCIA DO DESIGN INSTRUCIONAL NA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA ON-LINE E-LEARNING. Revista Amor Mundi, 4(10), 97–104. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.362

Edição

Seção

Artigos