ANÁLISE SWOT PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.361Resumo
Este paper é um Resumo: de uma pesquisa científica elaborada por uma instituição de ensino superior particular da região da grande Vitória. O curso de Marketing foi acionado, junto ao seu corpo docente, com a finalidade de propor uma avaliação mais completa baseada no sistema SWOT, muito difundido entre empresas para a medição de fatores como forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. A pesquisa começou com o levantamento de algumas hipóteses para ver se, realmente, a situação encaixava-se nesta ótica. A metodologia utilizada foi um questionário aplicado, em primeira instância, ao alto escalão da instituição, tais como reitoria, direção geral, vice-reitoria e coordenação de áreas. Em segundo momento, o memo questionário foi aplicado aos demais funcionários, docentes e pessoal administrativo. Após a compilação dos dados em planilha Excel, o mesmo foi disponibilizado a todos os participantes e os pontos foram discutidos em forma de recomendações sobre como integrar estratégias para melhorar o desenvolvimento da instituição. Como conclusão, observou-se que algumas das hipóteses levantadas não condiziam com a realidade institucional; no entanto, vários outros quesitos mereceram atenção do ponto de vista tanto acadêmico quanto administrativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Agnólia Pereira de Almeida, Ângela Ap. de Assis Polizello, Claudia Ribeiro, Monique Bolonha das Neves Meroto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.