ANÁLISE SWOT PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Ângela Ap. de Assis Polizello Must University, Estados Unidos
  • Claudia Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.361

Resumo

Este paper é um Resumo: de uma pesquisa científica elaborada por uma instituição de ensino superior particular da região da grande Vitória. O curso de Marketing foi acionado, junto ao seu corpo docente, com a finalidade de propor uma avaliação mais completa baseada no sistema SWOT, muito difundido entre empresas para a medição de fatores como forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. A pesquisa começou com o levantamento de algumas hipóteses para ver se, realmente, a situação encaixava-se nesta ótica. A metodologia utilizada foi um questionário aplicado, em primeira instância, ao alto escalão da instituição, tais como reitoria, direção geral, vice-reitoria e coordenação de áreas. Em segundo momento, o memo questionário foi aplicado aos demais funcionários, docentes e pessoal administrativo. Após a compilação dos dados em planilha Excel, o mesmo foi disponibilizado a todos os participantes e os pontos foram discutidos em forma de recomendações sobre como integrar estratégias para melhorar o desenvolvimento da instituição. Como conclusão, observou-se que algumas das hipóteses levantadas não condiziam com a realidade institucional; no entanto, vários outros quesitos mereceram atenção do ponto de vista tanto acadêmico quanto administrativo.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduação. Especialização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ângela Ap. de Assis Polizello, Must University, Estados Unidos

Graduação. Especialização. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Claudia Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Matemática. Especialização em Educação Matemática. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, S. M. A. V. ., Almeida, A. P. de ., Polizello, Ângela A. de A. ., Ribeiro, C. ., & Meroto, M. B. das N. . (2023). ANÁLISE SWOT PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Amor Mundi, 4(10), 89–96. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.361

Edição

Seção

Artigos