APRENDIZAGEM AUTOGERIDA: SUPERANDO DESAFIOS COM OS OBSTÁCULOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR

Autores

  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos
  • Joelson Miranda Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Olinderge Priscilla Câmara Bezerra Must University, Estados Unidos
  • Pedro Soares Magalhães Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.360

Resumo

Nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA, podem ser desenvolvidas as mais diversas possibilidades de atividades. Esta ferramenta tem sido adquirida por muitas empresas e também adotada pelas escolas e instituições de ensino. Assim, uma das atividades mais comuns é a autogerida. Esse trabalho objetiva trazer reflexões sobre a aprendizagem autogerida, bem como as formas que esta pode ocorrer e como pode ser utilizado. Estudiosos de várias áreas da educação afirmam que após o período de aulas remotas, forçosamente, impostos pela pandemia do covid-19, houve maior avanço do uso das ferramentas digitais nas escolas e consequentemente, os professores aprimoram o conhecimento sobre várias formas de ensinar e de aprender, inovando os seus métodos e ampliando os cursos de formação continuada, tornando-se mais autônomo nos recursos. A Educação a Distância - EaD, tem alcançado os mais diversos espaços de aprendizagem por todo o mundo. O desing Instrucional das escolas aposta no atrativo das plataformas virtuais como recurso facilitador para os estudos se tornarem mais significativos e produtivos. Este paper teve como metodologia a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico, e das discussões abordadas na disciplina. Além de selecionado de acordo com as reflexões sobre o contexto do avanço do uso das ferramentas digitais nas salas de aula e a crescente necessidade de aperfeiçoamento dos professores através da formação continuada.

Biografia do Autor

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Unijorge); licenciada em Pedagogia (UNINTER). Graduada em Recursos Humanos (Estácio de Sá). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Estácio de Sá); Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Unyleya). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Especialização em Tecnologias Educacionais (Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Fisioterapia; Licenciatura em Biologia (UNIFRAN), em Pedagogia e em Artes Visuais (UNIMES); Especialização em Fisiologia do Exercício (USP), em Filosofia (UNIFESP) e em Arte-Educação; Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (Must University). 

Joelson Miranda Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduado em Geografia (UNOPAR), Licenciado em Pedagogia (UNIFAVENI) Especialista em Gestão Escolar (Faculdade Única) Especialista em Educação a Distância (FAEL) Mestre em Tecnologia Emergentes em Educação (Must University), Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Olinderge Priscilla Câmara Bezerra, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional e Educação Infantil e Anos Iniciais, Psicopedagogia Clínica, Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação (MUST University). 

Pedro Soares Magalhães, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia e Letras pela Faculdade Excelência (FAEX). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Almeida, A. P. de ., Araujo, C. S. de ., Ferreira, J. M. ., Bezerra, O. P. C. ., & Magalhães, P. S. . (2023). APRENDIZAGEM AUTOGERIDA: SUPERANDO DESAFIOS COM OS OBSTÁCULOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR. Revista Amor Mundi, 4(10), 79–87. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.360

Edição

Seção

Artigos