A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO APRENDIZAGEM

Autores

  • Andréia Ferreira Nascimento de Paula Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos
  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Thaysa Aguiar Barbosa Moura Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.359

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender o conceito e origem da palavra motivação e a sua relação com o processo ensino aprendizagem. a motivação é composta por múltiplas dimensões, incluindo sentimentos, julgamentos pessoais e resultados de experiências anteriores, em vez de ser uma variável única e unitária. Os processos motivacionais têm sido foco de pesquisas educacionais por serem considerados como um dos fatores que promovem a aprendizagem. O professor desempenha um papel nesse processo e na dinâmica escolar como mediador e facilitador no cenário educacional. Entender a aprendizagem como um dinâmico e interativo processo em que os estudantes interagem com o mundo que os rodeia, garantindo a aquisição de conhecimentos e estratégias adaptativas com base nas suas próprias iniciativas e interesses, bem como no incentivo que recebe do seu convívio social. O uso da tecnologia na educação resultou em mudanças na maneira como os alunos são ensinados e aprendidos , seja em um ambiente presencial ou a distância . Isso exige que os professores abandonem seus tradicionais métodos de ensino e busquem trabalhar em ambientes de aprendizagem mais aconchegante, que atendam às necessidades dos alunos.Trabalhar em ambientes motivador de aprendizagens, pois abre possibilidades de ensino ao eliminar as barreiras de tempo e espaço ambiente online desafia os professores por ser um ambiente único de aprendizagem.

Biografia do Autor

Andréia Ferreira Nascimento de Paula, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás. Pós-graduação em Formação de Professores - Área de Concentração: Gestão Educacional - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Faculdade Delta - Goiás. Mestranda em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University). 

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás. Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Laurita Christina Bonfim Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL). Licenciatura em Letras Português/Inglês (Facese). Pósgraduada em: Tecnologia da Informação (Facuminas), Business Intelligence (Facuminas)
e Educação Digital (UNEB). Pós-graduanda em Educação a Distância (Unimontes),
em Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT/IFES) e em Tutoria em Educação a
Distância (UFMS). Mestre em Master of Science in Emergent Technologies in Education
(Must University). Doutoranda em Ciência da Educação (Fics). 

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e em Artes Visuais pela UFG - Universidade Federal de Goiás. Pós-graduada em Educação Interdisciplinar, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Thaysa Aguiar Barbosa Moura, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Pós-graduação em Gestão Orientação e Supervisão Escolar. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Nascimento de Paula, A. F. ., Coelho, A. M. L. ., Santos, L. C. B. ., Ferreira, M. B. de S. ., & Moura, T. A. B. . (2023). A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 4(10), 69–78. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.359

Edição

Seção

Artigos