O DESIGNER INSTRUCIONAL NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA

Autores

  • Sidinéia da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ellen Gonçalves Lira Must University, Estados Unidos
  • Elzo Brito dos Santos Filho Must University, Estados Unidos
  • Franciele Gonçalves Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.358

Resumo

A presente pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico investiga a aprendizagem autodirigida na sua totalidade e o papel do Designer Instrucional no contexto educacional, apresenta também a experiência de aprendizagem autodirigida e a importância da elaboração de um projeto educacional bem elaborado como norteador nas atividades a serem desenvolvidas e suas especificidades que contribuem para o indivíduo em sua trajetória de aprendizagem. Nessa perspectiva apresenta o aprendiz como protagonista e o professor como mediador nesse processo e investiga o papel do Designer Instrucional na criação de projeto que visa a aprendizagem significativa e autogerida, sendo ele o profissional capaz de analisar as necessidades de aprendizagem de modo sistêmico e técnico e desenvolver soluções sob medida para diferentes contextos e modalidades de ensino-aprendizagem. Sob o mesmo ponto de vista, apresenta uma experiência com a aprendizagem autodirigida, a partir da investigação que denotou déficit na aprendizagem relacionada a conteúdos os quais eram necessários terem assimilados na série anterior para a compreensão de novos conteúdos, visando nessa proposta o protagonismo e a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Sidinéia da Silva, Must University, Estados Unidos

em Educação Física pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS); Pós-Graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pós-Graduada em supervisão, orientação e gestão escolar pela Faculdade Santo André (FASA); Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Artes pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA); Pós-Graduada em Linguística e Literatura pela Faculdade de ciências humanas e exatas de Rondônia (FARO); Mestre em Tecnologias Emergentes pela Must University. 

Ellen Gonçalves Lira, Must University, Estados Unidos

Graduada em (Matemática e Pedagogia) Universidade Católica de Goiás, 2003 e Universidade Vale do Acaraú, 2014; Especialista em (Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão da Educação Pública) Universidade Salgado de Oliveira e Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Elzo Brito dos Santos Filho, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciência da Computação; Especialização em Desenvolvimento Web; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Franciele Gonçalves, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em pedagogia pela UFPR; Pós-graduada em Tutoria em Educação a distância e EJA (Faculdade Futura); Mestranda em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University). 

Laurita Christina Bonfim Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL); Licenciatura em Letras Português/Inglês (Facese); Pós-graduada em: Tecnologia da Informação (Facuminas), Business Intelligence (Facuminas) e Educação Digital (UNEB); Pós-graduanda em Educação a Distância (Unimontes), em Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT/IFES) e em Tutoria em Educação a Distância (UFMS); Mestre em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University); Doutoranda em Ciência da Educação (Fics).

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva, S. da ., Lira, E. G. ., Santos Filho, E. B. dos, Gonçalves, F. ., & Santos, L. C. B. . (2023). O DESIGNER INSTRUCIONAL NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA: EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA. Revista Amor Mundi, 4(10), 61–68. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.358

Edição

Seção

Artigos