APRIMORANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DE RECURSOS MULTIMÍDIA: UMA PROPOSTA PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Autores

  • Sebastião Lopes da Silva Júnior Must University, Estados Unidos
  • Daniel Bruno Anunciação Nobre Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Luciana Lopes Araújo Capilupe Must University, Estados Unidos
  • Rodrigo Alexander de Magalhães Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.357

Resumo

Este paper propõe um projeto de instrução multimídia eficaz para instituições educacionais, visando aprimorar a aprendizagem de alunos de escolas e universidades. A educação contemporânea requer métodos inovadores e recursos multimídia para envolver e preparar os alunos para um mundo em constante evolução. A proposta inclui o uso de vídeo aulas, infográficos interativos, podcasts educacionais, uma plataforma de aprendizado online e tecnologias de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). Cada recurso foi escolhido com base em sua capacidade de tornar o aprendizado mais acessível e envolvente. Vídeo aulas oferecem visualização de conceitos complexos, enquanto infográficos simplificam informações. Podcasts permitem aprendizado flexível e aprofundamento de tópicos. Uma plataforma de aprendizado online centralizada oferece versatilidade, e RV/RA proporcionam experiências imersivas. A acessibilidade é uma preocupação central com legendas e descrições de áudio para alunos com deficiência auditiva e visual, além de recursos de usabilidade para estudantes com deficiências motoras. Este projeto visa transformar a educação, adaptando-se às necessidades variadas dos alunos e promovendo uma experiência de aprendizado inclusiva e eficaz.

Biografia do Autor

Sebastião Lopes da Silva Júnior, Must University, Estados Unidos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás- ESEFEGO atual UEG(1997); Pós-graduado em Administração Educacional pela Universidade Salgado Oliveira – UNIVERSO(1998); Pós-graduado em Docência Universitária pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns(2010); Pós-graduado em EJA – Educação de Jovens e Adultos na Faculdade Iguaçu (2022); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na Must Univesity (Flórida-USA). 

Daniel Bruno Anunciação Nobre, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia; Especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (FACCEBA, 2010); Especialização em Educação Especial e Inclusiva (UNIASSELVI, 2013); Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional (CAIRU, 2013); Especialização em Psicanálise Clínica (CAIRU, 2017); Especializando em Desenvolvimento Mobile (FAPRO, 2023); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialista em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida).

Luciana Lopes Araújo Capilupe, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário (IESB, 2022). Pós-graduada em psicopedagogia Institucional e Clínica pela (FAVENI, 2023). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Rodrigo Alexander de Magalhães Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Filosofia, Licenciatura Plena, pelo Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste (IESCO) em 2005; Pós-graduado em Filosofia Política pelo Instituto IMP de Ensino Superior em 2013; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Flórida) e Professor efetivo da Secretária de Educação do Distrito Federal desde 14/09/2010. 

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva Júnior, S. L. da ., Nobre, D. B. A. ., Pereira, F. A. ., Capilupe, L. L. A. ., & Silva, R. A. de M. . (2023). APRIMORANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DE RECURSOS MULTIMÍDIA: UMA PROPOSTA PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. Revista Amor Mundi, 4(10), 51–59. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.357

Edição

Seção

Artigos