CIDADANIA DIGITAL E SEGURANÇA ONLINE NO CONTEXTO ESCOLAR

REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA UM AMBIENTE ESCOLAR CONSCIENTE E PROTEGIDO

Autores

  • Jordana Romero Silva Must University, Estados Unidos
  • Lívia Martins Arruda Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos
  • Rodrigo Vieira Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Morgado Madeira Caldeira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.356

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir como a educação ocorre a partir das tecnologias digitais, com isso, surgiu a necessidade de refletir sobre questões de direitos e deveres no contexto digital para a formação do aluno como um cidadão digital consciente. Para isso, a discussão irá se basear em discorrer sobre as práticas digitais hoje existentes na escola junto aos estudantes e analisar seus riscos em relação a segurança on-line. É importante ressaltar que a tecnologia é uma temática que ganha cada vez mais espaço na educação contemporânea. Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória de artigos científicos e bibliografias com embasamento na temática. A partir desse panorama, pretendeu-se compreender se é possível anular tais riscos do uso das tecnologias na educação, bem como a importância do conhecimento a respeito dos riscos e de como usar os recursos digitais com responsabilidade e segurança para ter-se um ambiente escolar consciente e protegido e uma aprendizagem que atenda os objetivos propostos pelos documentos oficiais na formação de um estudante que se torne protagonista, seja crítico e autônomo.

Biografia do Autor

Jordana Romero Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras/Inglês na FAFIJA (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras do Norte do Paraná), Letras/Espanhol - Uniseb (COC), Especialização em Formação de Professores com Ênfase no Ensino Superior no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e Gestão Escolar (FAE Centro Universitário). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University - Flórida). 

Lívia Martins Arruda, Must University, Estados Unidos

Graduação: Bacharel em Análise de Sistemas(UNISO) e Bacharel em Administração (UNIASSELVI), Licenciatura: Plena em Informática (CEETEPS) e Plena em Pedagogia (INTERVALE). Especialização: Gestão Escolar (FAPEC), Gestão Estratégica da Educação (IBTA), Desenvolvimento em Ambiente WEB (UNISO), Educação de Jovens e Adultos (CEETEPS) e Orientação Educacional (INTERVALE). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Laurita Christina Bonfim Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL). Licenciatura em Letras Português/Inglês (Facese). Pós-graduada em: Tecnologia da Informação (Facuminas), Business Intelligence (Facuminas) e Educação Digital (UNEB). Pós-graduanda em Educação a Distância (Unimontes), em Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT/IFES) e em Tutoria em Educação a Distância (UFMS). Mestre em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University). Doutoranda em Ciência da Educação (Fics). 

Rodrigo Vieira Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática pela UFPel. Licenciado em Física pela ULBRA. Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande. Especialização em Física de Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear – Radioproteção e Controle de Qualidade pela UNYLEYA. MBA em Gestão da Saúde pela Faculdade Focus. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Vanessa Morgado Madeira Caldeira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UNIUBE. Graduada em Artes Visuais (UNIJALES), Pós-graduada: Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na EJA (Faculdade de Vitória), Educação Especial, Artes na Educação (Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio), Gestão Educacional com Habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (UNIVES), Psicopedagogia pela (Faculdade Paraná- FAP), Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva, J. R. ., Arruda, L. M. ., Santos, L. C. B. ., Ribeiro, R. V. ., & Caldeira, V. M. M. . (2023). CIDADANIA DIGITAL E SEGURANÇA ONLINE NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA UM AMBIENTE ESCOLAR CONSCIENTE E PROTEGIDO . Revista Amor Mundi, 4(10), 41–50. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.356

Edição

Seção

Artigos