DIFICULDADE E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM UMA REALIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.354Resumo
Anualmente um número cada vez maior de educandos não atingem os objetivos propostos pelos parâmetros curriculares de sua série, passando a serem classificados como alunos com Dificuldades de Aprendizagem. Uma das maiores dádivas do ser humano é a capacidade constante de aprender, tanto dentro como fora dos muros escolares, todavia nosso país tem como índice uma porcentagem alta de reprovação escolar, oriundas, em muitos casos pelas dificuldades de aprendizagem, estas que sofrem influência direta da área afetiva, cognitiva e psicomotora do indivíduo (sendo tanto ampla como restrita). O presente artigo teve por objetivo a identificação e conceitualização, de fato, do que seria dificuldade e/ou transtorno de aprendizagem, tendo por suporte de pesquisa a revisão bibliográfica referente ao conceito, assim como os principais vilões que fomentam o aparecimento dessas dificuldades em nossos alunos. Buscou-se, ainda, apresentar metodologias, que uma vez utilizadas pelo educador/pesquisador, vão ao encontro dessas especificidades, buscando, respeitar o tempo emocional e cognitivo de cada indivíduo, oportunizando o aprendizado à todos. Os dados que aqui foram elucidados oriundam de artigos, monografias, livros e dissertações com o tema em questão. Pesquisar sobre o presente tema contribuiu auspiciosamente para que, enquanto educador consiga observar e auxiliar meus alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Carlos Machado, Cristiane Tonetto Escobar, Mariza Batista de Sousa Ferreira, Rodi Narciso, Viviane Aparecida Damian Beck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.