DIFICULDADE E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM UMA REALIDADE ESCOLAR

Autores

  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Cristiane Tonetto Escobar Must University, Estados Unidos
  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.354

Resumo

Anualmente um número cada vez maior de educandos não atingem os objetivos propostos pelos parâmetros curriculares de sua série, passando a serem classificados como alunos com Dificuldades de Aprendizagem. Uma das maiores dádivas do ser humano é a capacidade constante de aprender, tanto dentro como fora dos muros escolares, todavia nosso país tem como índice uma porcentagem alta de reprovação escolar, oriundas, em muitos casos pelas dificuldades de aprendizagem, estas que sofrem influência direta da área afetiva, cognitiva e psicomotora do indivíduo (sendo tanto ampla como restrita). O presente artigo teve por objetivo a identificação e conceitualização, de fato, do que seria dificuldade e/ou transtorno de aprendizagem, tendo por suporte de pesquisa a revisão bibliográfica referente ao conceito, assim como os principais vilões que fomentam o aparecimento dessas dificuldades em nossos alunos. Buscou-se, ainda, apresentar metodologias, que uma vez utilizadas pelo educador/pesquisador, vão ao encontro dessas especificidades, buscando, respeitar o tempo emocional e cognitivo de cada indivíduo, oportunizando o aprendizado à todos. Os dados que aqui foram elucidados oriundam de artigos, monografias, livros e dissertações com o tema em questão. Pesquisar sobre o presente tema contribuiu auspiciosamente para que, enquanto educador consiga observar e auxiliar meus alunos.

Biografia do Autor

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Cristiane Tonetto Escobar, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais, Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Planejamento Pedagógico, Gestão Escolar, Projetos e Práticas Educativas e Fundamentos e Organização Curricular. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e em Artes Visuais pela UFG - Universidade Federal de Goiás; Pós graduada em Educação Interdisciplinar, mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University Flórida. 

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Gestão Escolar com ênfase em Educação Infantil. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Machado, J. C. ., Escobar, C. T. ., Ferreira, M. B. de S. ., Narciso, R. ., & Beck, V. A. D. . (2023). DIFICULDADE E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM UMA REALIDADE ESCOLAR. Revista Amor Mundi, 4(10), 23–32. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.354

Edição

Seção

Artigos