O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.353Resumo
Transformações na sociedade, especialmente no tocante à tecnologia, têm desencadeado alterações consideráveis de entendimento no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, alguns pontos necessitam serem revistos e um deles refere-se aos métodos de ensino, principalmente, porque o modelo tradicional não é mais totalmente vislumbrado em sala de aula. O professor, enquanto agente de ensino, precisa buscar incorporar essas novas tecnologias, ao passo que deve se firmar como esse intermediário da aprendizagem, isto é, saber qual o seu papel na sala de aula física junto aos aparelhos tecnológicos quanto no ambiente virtual (ensino à distância). Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo correlacionar o papel do professor e o ambiente de aprendizagem, destacando o ambiente de aprendizagem tecnológico no qual professor e aluno estão inseridos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, por meio da pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão da temática. Evidenciou-se que, o papel do professor é ser mediador dos meios/métodos, cuja finalidade é estimular a independência do educando no entendimento das temáticas trabalhadas, todavia, para que isso aconteça, faz-se necessário a qualificação constante desse educador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rebeca Maria de Oliveira, João Elias Ferreira da Costa, Monique Bolonha das Neves Meroto, Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Viviane Aparecida Damian Beck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.