O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • João Elias Ferreira da Costa Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.353

Resumo

Transformações na sociedade, especialmente no tocante à tecnologia, têm desencadeado alterações consideráveis de entendimento no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, alguns pontos necessitam serem revistos e um deles refere-se aos métodos de ensino, principalmente, porque o modelo tradicional não é mais totalmente vislumbrado em sala de aula. O professor, enquanto agente de ensino, precisa buscar incorporar essas novas tecnologias, ao passo que deve se firmar como esse intermediário da aprendizagem, isto é, saber qual o seu papel na sala de aula física junto aos aparelhos tecnológicos quanto no ambiente virtual (ensino à distância). Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo correlacionar o papel do professor e o ambiente de aprendizagem, destacando o ambiente de aprendizagem tecnológico no qual professor e aluno estão inseridos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, por meio da pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão da temática. Evidenciou-se que, o papel do professor é ser mediador dos meios/métodos, cuja finalidade é estimular a independência do educando no entendimento das temáticas trabalhadas, todavia, para que isso aconteça, faz-se necessário a qualificação constante desse educador.

Biografia do Autor

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2007). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (2019); Especialista também em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina-CEUT (2013). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University-Flórida-USA.

João Elias Ferreira da Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Ciência Política pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Ética e Política pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS). E-mail: 

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Oliveira, R. M. de ., Costa, J. E. F. da ., Meroto, M. B. das N. ., Santos, S. M. A. V. ., & Beck, V. A. D. . (2023). O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 4(10), 13–21. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.353

Edição

Seção

Artigos