O CONCEITO BIG DATA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Geli Eliane Esposito Must University, Estados Unidos
  • Ana Rodrigues Neves Must University, Estados Unidos
  • Anderson Junior da Silva Cruz Must University, Estados Unidos
  • Elaine Fátima Arseno Must University, Estados Unidos
  • Geliane Regina Esposito Burin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.352

Resumo

As novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem se atualizado com o passar dos anos, de modo a trazer inúmeros benefícios para a vida das pessoas de uma forma geral em praticamente todas as áreas. Desse modo, nos processos educacionais, não há mais como não incluí-las, uma vez que elas já fazem parte do cotidiano da maioria das crianças e jovens da atualidade. Todo esse processo gera uma quantidade grande de dados a respeito dos alunos e das práticas realizadas pelos docentes, as quais podem ser geradas automaticamente e armazenadas para análise. Tendo em vista que a quantidade de dados gerados pode ser bem significativa, uma técnica tem despontado como apropriada para análise, chamada de big data. Sendo assim, o presente estudo apresenta o conceito de big data como uma tecnologia aliada ao processo de ensino e aprendizagem, de maneira a se verificar seus benefícios e desafios em sua implementação no contexto educacional. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em materiais como livros, artigos, revistas, monografias, teses, para fundamentar este trabalho, assim como para se alcançar o objetivo estabelecido. Ao final, o que se viu é que esse recursos pode servir de suporte para envolver aspectos fundamentais que permitirão uma melhor compreensão a respeito do que influencia e o que gera interferência no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, entende-se que o ensino proporcionado se torne mais significativo, de maneira que os alunos tenham meios mais eficientes para a obtenção e retenção dos conhecimentos.

Biografia do Autor

Geli Eliane Esposito, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Alfabetização. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ana Rodrigues Neves, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Formação de professores. Área de concentração: Alfabetização. Especialização em Psicopedagogia pela FABEC Brasil. Especialização em Formação de professores. Área de concentração: Alfabetização. Licenciatura plena em Pedagogia pela PUC -GO. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Anderson Junior da Silva Cruz, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Especialização em Educação Física Escolar. Mestrando em Tecnologia Emergentes em Educação pela Must University. 

Elaine Fátima Arseno, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia e Geografia. Especialização em Educação Infantil e Alfabetização. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Geliane Regina Esposito Burin, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Esposito, G. E. ., Neves, A. R. ., Cruz, A. J. da S. ., Arseno, E. F. ., & Burin, G. R. E. . (2023). O CONCEITO BIG DATA NA EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(10), 3–12. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.352

Edição

Seção

Artigos