Percepções sobre meio ambiente em uma escola no município de Aracaju/SE

Autores

  • Aldeci dos Santos Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.33

Resumo

Atualmente, a educação ambiental pode ser compreendida como sinônimo de reflexão e ação, que se desenvolve a partir de um processo educativo, permanente e contínuo tendo como objetivo, superar a visão meramente ecológica, transpondo o olhar para uma dimensão mais abrangente, com discussões de questões políticas, sociais, econômicas, culturais e ambientais (SPIRONELLO et al. 2012). As questões ambientais vêm sendo consideradas cada vez mais urgente para sociedade devido à falta de conhecimento, fazendo com que haja a necessidade da escola em desenvolver projetos de pesquisa sobre o meio ambiente. Sendo assim, o referido trabalho teve como objetivo analisar as concepções sobre meio ambiente dos alunos do 6º ano de uma Escola Municipal, no município de Aracaju/SE. Foram aplicados 42 questionários com perguntas abertas e fechadas, sendo a análise feita de forma qualitativa e quantitativa. Observou-se que os educandos têm uma visão ampla em relação à questão ambiental. Entretanto, também pode-se concluir que os professores não esclarecem seus alunos sobre a temática ambiental e as consequências que os problemas ambientais podem trazer ao meio ambiente.

Palavras-Chave: Educação Ambiental; Concepções; Escola; Meio Ambiente.

Biografia do Autor

Aldeci dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2008), mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Especialização em Educação Ambiental para Formação de Professores, Especialização em Didática e Práticas de Ensino, Especialização em andamento: Ensino de Biologia, Ensino de Ciências e Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas. Atualmente é professora de Ciências da Rede Estadual (SEDUC), professora da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro e Assistente a Docência no polo de São Cristóvão CESAD/ Universidade Federal de Sergipe. 

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Santos, A. dos. (2020). Percepções sobre meio ambiente em uma escola no município de Aracaju/SE. Revista Amor Mundi, 1(2), 79–87. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.33

Edição

Seção

Artigos