USO DO GOOGLE FORMS PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO
UTILIZAÇÕES DE FORMULÁRIOS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.288Resumo
Este artigo visa apresentar os resultados de pesquisa a respeito de uma ferramenta de avaliação de ensino que seja gratuita e de uso intuitivo, tanto para os professores quanto para os alunos. A ferramenta que será abordada é o Google Forms. Trata-se de um aplicativo para criação de formulários online que integra um conjunto de ferramentas do Google for Education. As ferramentas do Google for Education são de uso gratuito para as redes de ensino públicas em todo o mundo, principalmente após a Pandemia de Covid19. O Google Forms oferece a possibilidade de elaborar questionários, pesquisas e avaliações personalizadas de forma rápida e eficiente. É particularmente útil em ambientes educacionais devido às suas múltiplas funcionalidades. Os professores podem utilizá-lo para elaborar avaliações formativas ou somativas, coletar feedback dos alunos sobre aulas ou atividades específicas, bem como registrar a frequência ou o interesse em eventos escolares. Serão observadas suas funcionalidades, customizações e verificação da aprendizagem, através de avaliações, atividades gamificadas e verificação de desempenho no ensino remoto ou presencial, bem como suas aplicabilidades e limitações na utilização da ferramenta nas instituições de ensino. Resumidamente, o Google Forms é uma ferramenta valiosa que, se utilizada de forma estratégica, pode aprimorar a experiência educacional, favorecendo a interação entre estudantes e professores e aprimorando os métodos de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandra Barboza Barros Almeida, Circe Carneiro de Leão, Lucas Estevão Fernandes Laet, Maura Aparecida de Souza, Vanessa Souza Santos Detoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.