USO DO GOOGLE FORMS PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO

UTILIZAÇÕES DE FORMULÁRIOS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Alessandra Barboza Barros Almeida Must University, Estados Unidos
  • Circe Carneiro de Leão Must University, Estados Unidos
  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Maura Aparecida de Souza Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Souza Santos Detoni Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.288

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados de pesquisa a respeito de uma ferramenta de avaliação de ensino que seja gratuita e de uso intuitivo, tanto para os professores quanto para os alunos. A ferramenta que será abordada é o Google Forms. Trata-se de um aplicativo para criação de formulários online que integra um conjunto de ferramentas do Google for Education. As ferramentas do Google for Education são de uso gratuito para as redes de ensino públicas em todo o mundo, principalmente após a Pandemia de Covid19. O Google Forms oferece a possibilidade de elaborar questionários, pesquisas e avaliações personalizadas de forma rápida e eficiente. É particularmente útil em ambientes educacionais devido às suas múltiplas funcionalidades. Os professores podem utilizá-lo para elaborar avaliações formativas ou somativas, coletar feedback dos alunos sobre aulas ou atividades específicas, bem como registrar a frequência ou o interesse em eventos escolares. Serão observadas suas funcionalidades, customizações e verificação da aprendizagem, através de avaliações, atividades gamificadas e verificação de desempenho no ensino remoto ou presencial, bem como suas aplicabilidades e limitações na utilização da ferramenta nas instituições de ensino. Resumidamente, o Google Forms é uma ferramenta valiosa que, se utilizada de forma estratégica, pode aprimorar a experiência educacional, favorecendo a interação entre estudantes e professores e aprimorando os métodos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Alessandra Barboza Barros Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências da Computação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em
Pedagogia; Especialização em MBA em Gestão de Tecnologia e Internet, Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação.

Circe Carneiro de Leão, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela UNESPAR; Pós graduada em Interdisciplinaridade - IBEPEX;
Pós graduada em Neuropsicopedagogia FACINTER; Mestranda em Tecnologias Emergentes
em Educação pela Must University-Florida.

Lucas Estevão Fernandes Laet, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Graduação
em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Ecologia e
Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Venda Nova Imigrante – Faveni. – Rua
Pernambuco, 78E, Jardim Mato Grosso, Comodoro-MT.

Maura Aparecida de Souza, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela FTS Anhanguera; Licenciatura em Biologia pela UNIFAVENI;
Licenciatura em Artes Visuais pela UNIFAVENI; Especialista em Psicopedagogia Institucional
e Clínica FTS – Anhanguera; Didática e Metodologia do Ensino Superior FTS – Anhanguera;
Educação Especial - Intelectual Faculdade Campos Elíseos; Neuropsicopedagogia - Faculdade
Campos Elíseos; Gestão Escolar Faculdade Campos Elíseos; TEA - Autismo - UNIFAVENI;
TDAH - UNIFAVENI; Superdotação e Altas Habilidades - FGP; Educação Especial e
Inclusiva - FAPETEC; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must
University - Flórida.

Vanessa Souza Santos Detoni, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Pedagogia. Complementação Pedagógica em Arte, Especialização em
Ensino Religioso, Especialização Arte na Educação, Especialização em Novas Tecnologias
Educacionais e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must UniversityFlórida.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Almeida, A. B. B. ., Leão, C. C. de ., Laet, L. E. F. ., Souza, M. A. de ., & Detoni, V. S. S. . (2023). USO DO GOOGLE FORMS PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO: UTILIZAÇÕES DE FORMULÁRIOS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Amor Mundi, 4(6), 205–211. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.288

Edição

Seção

Artigos