A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

A TECNOLOGIA COMO ALIADA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Joelson Miranda Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos
  • Olinderge Priscilla Câmara Bezerra Must University, Estados Unidos
  • Pedro Soares Magalhães Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.282

Resumo

Este trabalho discute o uso da Inteligência Artificial mediada pela Tecnologia visando à oferta da Educação a Distância de qualidade, as tecnologias atuais permitem o acesso e a adoção de modernas plataformas disponíveis para inovar e reinventar a forma de ensinar e aprender no contexto da Educação a Distância e em múltiplas dimensões e sentidos promovendo mudanças significativas em todos os aspectos e especialmente na educação. Pretende-se com a investigação em questão apreciar os desafios para que essas possibilidades sejam alcançadas e ampliadas. Para complementação desse estudo é apresentada uma instituição pioneira em Educação a Distância e que usa da inteligência Artificial para ofertar uma aprendizagem mais efetiva e significativa para seus alunos. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de auxiliar na busca por novas possibilidades e políticas educacionais visando melhorias na Educação a Distância mediada pelas Novas Tecnologias da Comunicação e Informação e suas contribuições para a formação, qualificação e desenvolvimento de pessoas para atender as necessidades do mercado e resolver com plena autonomia as problemáticas do cotidiano. Por fim, constatou-se que é preciso encontrar meios de garantir que as máquinas possam ser auditadas e que as decisões sejam transparentes. Além da preparação ética dos profissionais de programação, professores e alunos que utilizarão a IA em suas atividades.

Biografia do Autor

Joelson Miranda Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Geografia e Pedagogia. Especialização em Gestão Escolar. Mestre em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Doutorando em Ciências da
Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS. 

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Unijorge); Licenciada em Pedagogia
(UNINTER). Graduada em Recursos Humanos (Estácio de Sá). Especialização em
Psicopedagogia Clínica e Institucional (Estácio de Sá); Gestão Escolar e Coordenação
Pedagógica (Unyleya). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNINTER);
Especialização em Tecnologias Educacionais (Anhanguera); Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University.

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Fisioterapia; Licenciatura em Biologia (UNIFRAN), em Pedagogia e em
Artes Visuais (UNIMES); Especialização em Fisiologia do Exercício (USP), em Filosofia
(UNIFESP) e em Arte-Educação; Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela
Miami University of Science and Technology (Must University). 

Olinderge Priscilla Câmara Bezerra, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia (UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins); Especialista em
Psicopedagogia Institucional e Educação Infantil e Anos Iniciais (Universidade Maurício de
Nassau); Especialista em Psicopedagogia Clínica (Faculdade Dom Alberto); Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Pedro Soares Magalhães, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia e Letras pela Faculdade Excelência (FAEX). Especialista em Gestão
Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) e Língua Portuguesa e Literatura
Brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga. Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University. 

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Ferreira, J. M. ., Almeida, A. P. de ., Araujo, C. S. de ., Bezerra, O. P. C. ., & Magalhães, P. S. . (2023). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA COMO ALIADA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Amor Mundi, 4(6), 143–157. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.282

Edição

Seção

Artigos