ESCOLA INCLUSIVA E SUAS ESPECIFICIDADES NO CONTEXTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.281

Resumo

A intenção deste estudo é demonstrar como é caracterizada a inclusão dentro dos espaços escolares e como tem se dado o aprendizado desta nova demanda, bem como as adaptações curriculares pertinentes e a formação dos sujeitos envolvidos. Nos ancoramos na seguinte questão de pesquisa: quais são as especificidades de uma escola inclusiva? Buscar-se-á apresentar fatores contribuintes da inclusão propriamente dita de acordo com a Lei. Para se alcançar o objetivo foi realizado uma pesquisa bibliográfica com grandes nomes da área como Filidoro (2001); Dorziat (2009) e MEC (2010), que trazem contribuições valiosíssimas para esta pesquisa. Constatou-se que a escolar inclusiva se encontra em pleno processo de expansão, necessitando de profissionais cada vez mais capacitados para lidar com essa diversidade. Diante disso constata-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido, no entanto, muito tem-se feito para oportunizar as crianças especiais condições de frequentarem de forma integral a escola regular.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação
Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University - Flórida.

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especializações:
Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Atendimento
Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda
em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada
em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações:
Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional
pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University - Flórida. 

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Narciso, R., Machado, J. C. ., Ribeiro, H. M. ., & Pena, R. C. D. . (2023). ESCOLA INCLUSIVA E SUAS ESPECIFICIDADES NO CONTEXTO DE ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Amor Mundi, 4(6), 135–142. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.281

Edição

Seção

Artigos