A GERAÇÃO SCREENAGERS E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE A ERA DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Ellen Gonçalves Lira Must University, Estados Unidos
  • Elzo Brito dos Santos Filho Must University, Estados Unidos
  • Franciele Gonçalves Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Santos Must University, Estados Unidos
  • Sidinéia da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.280

Resumo

Este artigo aborda a temática da Geração de Screenagers e sua relação com a educação, explorando as possibilidades e impactos dessa geração digital no universo educacional. O referido trabalho é uma pesquisa bibliográfica onde são discutidos os desafios enfrentados por professores e escolas ao lidar com estudantes nativos digitais, bem como as oportunidades que surgem com o uso responsável da tecnologia na aprendizagem. O percurso escolar dos screenagers é analisado, destacando a importância de uma abordagem pedagógica alinhada com as novas formas de aprendizado. Tem como objetivo, explorar a relação entre os screenagers e a educação, destacando as implicações dessa geração no contexto escolar, bem como os impactos no processo de ensino-aprendizagem. O artigo apresenta o tema Geração Screenagers e seu Percurso Escolar, bem como os desafios para professores e escolas, possibilidades e impactos da geração digital na educação e reflexões pessoais sobre o contexto educacional atual e embasa suas argumentações com citações de autores que desenvolveram a temática.

Biografia do Autor

Ellen Gonçalves Lira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Graduada em (Matemática e Pedagogia) Universidade Católica de Goiás, 2003
e Universidade Vale do Acaraú, 2014. Especialista em (Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão
da Educação Pública) Universidade Salgado de Oliveira e Universidade Federal de Juiz de
Fora. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Elzo Brito dos Santos Filho, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciência da Computação. Especialização em Desenvolvimento Web.
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Franciele Gonçalves, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em pedagogia pela UFPR. Pós-graduada em Tutoria em Educação
a distância e EJA (Faculdade Futura). Mestranda em Master of Science in Emergent
Technologies in Education (Must University).

Laurita Christina Bonfim Santos Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL). Licenciatura em Letras Português/Inglês (Facese). Pósgraduada em Tecnologia da Informação (Facuminas). Pós-graduada em Business Intelligence
(Facuminas). Pós-graduada em Educação Digital (UNEB). Pós-graduanda em Educação a
Distância (Unimontes). Pós-Graduanda em Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT/
IFES). Mestranda em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must
University). 

Sidinéia da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Graduada
em Educação Física pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS). Pós-graduada em Mídias na
Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Pós-graduada em supervisão,
orientação e gestão escolar pela Faculdade Santo André, (FASA). Pós-graduada em Língua
Portuguesa e Artes pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, UNIJIPA, Pós-graduada em
Linguística e Literatura pela Faculdade de ciências humanas e exatas de Rondônia, (FARO).
Mestre em Tecnologias Emergentes pela Must University.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Lira, E. G. ., Filho, E. B. dos S. ., Gonçalves, F. ., Santos, L. C. B. S., & Silva, S. da . (2023). A GERAÇÃO SCREENAGERS E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A ERA DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Amor Mundi, 4(6), 125–133. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.280

Edição

Seção

Artigos