INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS

UM ESTUDO SOBRE A EFICIÊNCIA DO APRENDIZADO ONLINE DAS FERRAMENTAS BLACKBOARD E GOOGLE CLASSROOM

Autores

  • Luciana Lopes Araújo Capilupe Must University, Estados Unidos
  • Daniel Bruno Anunciação Nobre Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Rodrigo Alexander de Magalhães Silva Must University, Estados Unidos
  • Sebastião Lopes da Silva Júnior Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.279

Resumo

Este artigo analisa as relações entre as ferramentas do BlackBoard e Google Classroom e suas interações e colaborações para as aulas on-line, a partir da análise de autores que analisam esse instrumento legal e seus impactos na educação brasileira. Assim, é possível destacar o relacionamento interpessoal e de comunicação interna e externa que as ferramentas avaliativas propiciam para o desenvolvimento escolar. Para isso, decidiu-se fazer um estudo sobre a eficiência dessas ferramentas no ambiente escolar e as suas realizações e ações qualitativas para otimização do tempo durante o acesso remoto. O desenvolvimento deste trabalho apresenta as a flexibilidade de aprender em seu próprio ritmo e de qualquer lugar, o que pode ser benéfico para diferentes estilos de vida, mostrando sua importância juntamente com as competências da BNCC e gerando um sentimento positivo durante esse processo educacional. Desta forma, as ferramentas de qualidade escolar e de avaliação oferecem um controle de qualidade instantânea, segura e confiável entre os alunos. Conclui-se que, essa inclusão tecnológica entre professor e aluno complementa os esforços para iniciativas das escolas, essa parceria entre tecnologia e educação tem o potencial de transformar o cenário educacional, preparando os alunos para enfrentar os desafios e oportunidades do século XXI de maneira mais informada e capacitada.

Biografia do Autor

Luciana Lopes Araújo Capilupe, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário (IESB, 2022). Pós-graduada em
psicopedagogia Institucional e Clínica pela (FAVENI, 2023). Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University. 

Daniel Bruno Anunciação Nobre, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica. Institucional
e Hospitalar (FACCEBA, 2010), Especialização em Educação Especial e Inclusiva
(UNIASSELVI, 2013), Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional
(CAIRU, 2013), Especialização em em Psicanálise Clínica(CAIRU, 2017), e Especializando
em Desenvolvimento Mobile(FAPRO, 2023-). Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University.

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Especialista em
Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO), Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida).

Rodrigo Alexander de Magalhães Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Filosofia, Licenciatura Plena, pelo Instituto de Ensino Superior do CentroOeste (IESCO) em 2005, Pós-graduado em Filosofia Política pelo Instituto IMP de Ensino
Superior em 2013, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must UniversityFlórida) e Professor efetivo da Secretária de Educação do Distrito Federal desde 14/09/2010.

Sebastião Lopes da Silva Júnior, Must University, Estados Unidos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física
de Goiás- ESEFEGO atual UEG(1997). Pós-graduado em Administração Educacional pela
Universidade Salgado Oliveira – UNIVERSO(1998). Pós-graduado em Docência Universitária
pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns(2010). Pós-graduado em E J
A – Educação de Jovens e Adultos na Faculdade Iguaçu(2022). Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação na Must Univerity ( Flórida-USA).

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Capilupe, L. L. A. ., Nobre, D. B. A. ., Pereira, F. A. ., Silva, R. A. de M. ., & Júnior, S. L. da S. . (2023). INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS: UM ESTUDO SOBRE A EFICIÊNCIA DO APRENDIZADO ONLINE DAS FERRAMENTAS BLACKBOARD E GOOGLE CLASSROOM. Revista Amor Mundi, 4(6), 117–124. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.279

Edição

Seção

Artigos