METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE NO USO DE JOGOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.278Resumo
Neste artigo iremos enfocar sobre o uso das metodologias ativas no processo de ensino, com ênfase especial ao uso dos jogos pedagógicos, elencando suas características e a importância de sua utilização com objetivo de tornar o discente autônomo, crítico e reflexivo dentro do ambiente de construção do conhecimento. Na primeira parte iremos fazer uma reflexão mais aprofundada, a partir de análise bibliográfica, sobre os jogos pedagógicos exemplificando suas particularidades, tanto dos jogos físicos quanto dos virtuais, para que seja possível articular esta metodologia ativa com construção de um conhecimento significativo que leva os discentes a desenvolver habilidades e competências necessárias para vida e o mercado de trabalho. Em outro ponto iremos enfocar os desafios enfrentados pelos docentes para utilizar tal método em uma sociedade que se encontra em amplo desenvolvimento, e que a cada momento surge uma nova tecnologia neste campo da gamificação, e as características que o professor deve possuir para fazer uso dos jogos e estar em constante atualização. É possível então concluir que o uso de jogos pedagógicos contribuí de maneira significativa para transpor a realidade do conhecimento virtual, na realidade do mundo, nas situações cotidianas, e que docentes e alunos saibam dar um propósito claro a situação vivenciada nos jogos e conseguiam articular com os diferentes campos do conhecimento humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Vieira Ribeiro, Jordana Romero Silva, Laurita Christina Bonfim Santos, Lívia Martins Arruda, Vanessa Morgado Madeira Caldeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.