METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE NO USO DE JOGOS

Autores

  • Rodrigo Vieira Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Jordana Romero Silva Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos
  • Lívia Martins Arruda Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Morgado Madeira Caldeira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.278

Resumo

Neste artigo iremos enfocar sobre o uso das metodologias ativas no processo de ensino, com ênfase especial ao uso dos jogos pedagógicos, elencando suas características e a importância de sua utilização com objetivo de tornar o discente autônomo, crítico e reflexivo dentro do ambiente de construção do conhecimento. Na primeira parte iremos fazer uma reflexão mais aprofundada, a partir de análise bibliográfica, sobre os jogos pedagógicos exemplificando suas particularidades, tanto dos jogos físicos quanto dos virtuais, para que seja possível articular esta metodologia ativa com construção de um conhecimento significativo que leva os discentes a desenvolver habilidades e competências necessárias para vida e o mercado de trabalho. Em outro ponto iremos enfocar os desafios enfrentados pelos docentes para utilizar tal método em uma sociedade que se encontra em amplo desenvolvimento, e que a cada momento surge uma nova tecnologia neste campo da gamificação, e as características que o professor deve possuir para fazer uso dos jogos e estar em constante atualização. É possível então concluir que o uso de jogos pedagógicos contribuí de maneira significativa para transpor a realidade do conhecimento virtual, na realidade do mundo, nas situações cotidianas, e que docentes e alunos saibam dar um propósito claro a situação vivenciada nos jogos e conseguiam articular com os diferentes campos do conhecimento humano.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciado em Física pela
Universidade Luterana do Brasil. Especialização em Matemática pela Universidade Federal
de Rio Grande, Física de Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear – Radioproteção e Controle
de Qualidade pela UNYLEYA . MBA em Gestão da Saúde pela Faculdade Focus. Mestrando
em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Jordana Romero Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras/Inglês na FAFIJA. Graduada em Letras/Espanhol - Uniseb (COC). PósGraduada em formação de professores com ênfase no Ensino Superior no IFSP (Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Gestão Escolar (FAE Centro
Universitário). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -
(Flórida - USA).

Laurita Christina Bonfim Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL). Licenciatura em Letras Português/Inglês (Facese). Pósgraduada em Tecnologia da Informação (Facuminas). Business Intelligence (Facuminas).
Educação Digital (UNEB). Educação a Distância (Unimontes). Pós-Graduanda em Educação
Profissional e Tecnológica (DocentEPT/IFES Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Lívia Martins Arruda, Must University, Estados Unidos

Graduação: Bacharel em Análise de Sistemas(UNISO) e Bacharel em Administração
(UNIASSELVI), Licenciatura: Plena em Informática (CEETEPS) e Plena em Pedagogia
(INTERVALE). Especialização: Gestão Escolar (FAPEC), Gestão Estratégica da Educação
(IBTA), Desenvolvimento em Ambiente WEB (UNISO), Educação de Jovens e Adultos
(CEETEPS) e Orientação Educacional (INTERVALE). Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Vanessa Morgado Madeira Caldeira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Graduada em Artes
Visuais (UNIJALES), Pós-graduada: Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais do Ensino
Fundamental e na EJA (FACULDADE DE VITÓRIA), Educação Especial (Instituto Superior
de Educação de Afonso Cláudio), Artes na Educação (Instituto Superior de Educação de
Afonso Cláudio), Gestão Educacional com Habilitação em Administração, Supervisão,
Orientação e Inspeção Escolar (UNIVES), Psicopedagogia pela ( Faculdade Paraná- FAP),
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Ribeiro, R. V. ., Silva, J. R. ., Santos, L. C. B. ., Arruda, L. M. ., & Caldeira, V. M. M. . (2023). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE NO USO DE JOGOS. Revista Amor Mundi, 4(6), 109–116. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.278

Edição

Seção

Artigos