AS CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Autores

  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Cristiane Tonetto Escobar Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.276

Resumo

Visando elucidar como o design instrucional pode contribuir com o desenvolvimento de aprendizagem autogerida e, consequentemente, com o protagonismo estudantil, esse trabalho buscou se aprofundar nos temas: aprendizagem autogerida, design instrucional e protagonismo estudantil. Compreende-se que falar sobre aprendizagem autogerida e protagonismo dos estudantes hoje tem grande relevância, já que se exige uma autonomia e proatividade das pessoas e que, muitas vezes, isso não é trabalhado nas situações de ensino, deixando o aluno refém da presença de alguém que lhe diga o que fazer, quando fazer e como fazer. Para conseguir alcançar o objetivo apresentado, foi feita uma pesquisa bibliográfica, principalmente através de artigos científicos sobre o tema. Os estudos feitos tornaram possível concluir que a utilização de modelos de design instrucional permite planejar e organizar situações de aprendizagem muito mais significativas, sobretudo quando se pauta numa perspectiva de aprendizagem ativa e construtivista, entendo o aluno como dotado de saberes e autonomia e que pode, também, produzir conhecimentos.

Biografia do Autor

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e em Artes
Visuais pela UFG - Universidade Federal de Goiás; Pós graduada em Educação Interdisciplinar,
mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must Universit - Flórida.

Cristiane Tonetto Escobar, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais, Supervisão
Educacional, Orientação Educacional, Planejamento Pedagógico, Gestão Escolar, Projetos
e Práticas Educativas e Fundamentos e Organização Curricular. Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University.

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação
Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University - Flórida.

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização
Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Gestão Escolar
com ênfase em Educação Infantil. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela
Must University. 

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Ferreira, M. B. de S. ., Escobar, C. T. ., Machado, J. C. ., Narciso, R. ., & Beck, V. A. D. . (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. Revista Amor Mundi, 4(6), 95–100. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.276

Edição

Seção

Artigos