AS CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.276Resumo
Visando elucidar como o design instrucional pode contribuir com o desenvolvimento de aprendizagem autogerida e, consequentemente, com o protagonismo estudantil, esse trabalho buscou se aprofundar nos temas: aprendizagem autogerida, design instrucional e protagonismo estudantil. Compreende-se que falar sobre aprendizagem autogerida e protagonismo dos estudantes hoje tem grande relevância, já que se exige uma autonomia e proatividade das pessoas e que, muitas vezes, isso não é trabalhado nas situações de ensino, deixando o aluno refém da presença de alguém que lhe diga o que fazer, quando fazer e como fazer. Para conseguir alcançar o objetivo apresentado, foi feita uma pesquisa bibliográfica, principalmente através de artigos científicos sobre o tema. Os estudos feitos tornaram possível concluir que a utilização de modelos de design instrucional permite planejar e organizar situações de aprendizagem muito mais significativas, sobretudo quando se pauta numa perspectiva de aprendizagem ativa e construtivista, entendo o aluno como dotado de saberes e autonomia e que pode, também, produzir conhecimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariza Batista de Sousa Ferreira, Cristiane Tonetto Escobar, João Carlos Machado, Rodi Narciso, Viviane Aparecida Damian Beck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.