A PRÁTICA DO DESIGNER INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA OPERANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • João Elias Ferreira da Costa Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.275

Resumo

O presente artigo discorre sobre a aprendizagem autodirigida buscando associar a parte prática abordando suas vantagens como também suas desvantagens e sua ligação com o processo de ensino aprendizagem de forma mais dinâmica e enriquecedora que por sua vez é um processo educacional avaliativo que busca identificar as habilidades e as dificuldades de cada alunado em sua especificidade, sendo assim, o design instrucional é fundamental para aprendizagem no ambiente virtual, é ele quem garante que as informações necessárias cheguem até o estudante de forma clara, objetiva e de fácil entendimento conforme as necessidades dos estudantes, promovendo o seu processo de ensino aprendizagem, trazendo inovações, desta forma, devemos considerar a organização, avaliação e análise, Assim, é questionado: como a aprendizagem autodirigida pode contribuir juntamente com o design instrucional para o desenvolvendo educacional dos alunos com a utilização das tecnologias digitais?. Obtive como metodologias para construção do artigo pesquisas bibliográficas, internet, revistas, artigos e livros, onde foram de grande relevância para construção do mesmo.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia.
Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização
em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar:
Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física.
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e
Adultos. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

João Elias Ferreira da Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Ciência
Política pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Ética e Política pela
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Especialista em Gestão Pública Municipal
pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduando em Educação Física.
Graduando em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar.
Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial
Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual
do Piauí /UESPI (2007). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho
(2010). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Unificado de
Ensino de Teresina - CEUT (2013) e em Educação Infantil pela Universidade Norte do
Paraná-UNOPAR-2019 e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must
University.

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e
Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Mestrando em Tecnologias Emergentes
em Educação pela Must University.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Santos, . S. M. A. V. ., Costa, J. E. F. da ., Meroto, M. B. das N. ., Oliveira, R. M. de ., & Beck, V. A. D. . (2023). A PRÁTICA DO DESIGNER INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA OPERANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Amor Mundi, 4(6), 87–93. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.275

Edição

Seção

Artigos