A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO INFANTIL

Autores

  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Cláudio Gonçalves de Mattos Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Iracema Rocha Marreiros Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.270

Resumo

Tendo em conta que a Educação Infantil se constitui em um espaço onde a aprendizagem está atrelada ao desenvolvimento de habilidades psicomotoras, socioemocionais e intelectuais da criança é que este artigo se pauta, buscando trazer a importância da ludicidade nesta etapa da educação. Qualificado como pesquisa bibliográfica este estudo realizará uma explanação acerca do tema com o objetivo de apontar a importância das brincadeiras na construção do desenvolvimento socioemocional das crianças no espaço escolar e apontar o significado do brincar e os principais termos que o designam; reconhecendo a importância do educador ao aplicar brincadeiras nas aulas de forma planejada e correta para que o aluno possa verdadeiramente aprender brincando. Para tanto serão apresentados estudos realizados por profissionais renomados na área, assim como o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil e livros oferecidos pela universidade que, servindo de base, contribuirão também para o aprofundamento desta pesquisa nos estágios subsequentes do TCC. Portanto, durante o processo de redação deste trabalho pode-se perceber a importância da ludicidade na vida do ser humano, pois é por intermédio dela que o conhecimento a interação e a socialização acontece, de modo singular e satisfatório. Assim sendo, ao trabalhar a ludicidade em sala de aula, o professor oportuniza a criança condições de desenvolvimento integral, desenvolvimento este que envolve o social, o emocional, o físico, o moral entre outros.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação
Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University - Flórida.

Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia Plena. Especialização: 1-Psicopedagogia 2-Atendimento Educacional
Especializado. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -
Flórida.

Cláudio Gonçalves de Mattos, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática (UNIFACS); Licenciado em História (UNEB); Especialista em
Educação Matemática Com Novas Tecnologias. (FTC); Especialista em Metodologia do
Ensino da Matemática (FAC); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must
University - Flórida.

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialistas em
Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação Programos(ISEPRO); Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida); 

Iracema Rocha Marreiros, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Gestão e
supervisão escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University
- Flórida.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Narciso, R. ., Nascimento, C. D. L. do ., Mattos, C. G. de ., Pereira, F. A. ., & Marreiros, I. R. . (2023). A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO INFANTIL. Revista Amor Mundi, 4(6), 35–50. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.270

Edição

Seção

Artigos