A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.270Resumo
Tendo em conta que a Educação Infantil se constitui em um espaço onde a aprendizagem está atrelada ao desenvolvimento de habilidades psicomotoras, socioemocionais e intelectuais da criança é que este artigo se pauta, buscando trazer a importância da ludicidade nesta etapa da educação. Qualificado como pesquisa bibliográfica este estudo realizará uma explanação acerca do tema com o objetivo de apontar a importância das brincadeiras na construção do desenvolvimento socioemocional das crianças no espaço escolar e apontar o significado do brincar e os principais termos que o designam; reconhecendo a importância do educador ao aplicar brincadeiras nas aulas de forma planejada e correta para que o aluno possa verdadeiramente aprender brincando. Para tanto serão apresentados estudos realizados por profissionais renomados na área, assim como o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil e livros oferecidos pela universidade que, servindo de base, contribuirão também para o aprofundamento desta pesquisa nos estágios subsequentes do TCC. Portanto, durante o processo de redação deste trabalho pode-se perceber a importância da ludicidade na vida do ser humano, pois é por intermédio dela que o conhecimento a interação e a socialização acontece, de modo singular e satisfatório. Assim sendo, ao trabalhar a ludicidade em sala de aula, o professor oportuniza a criança condições de desenvolvimento integral, desenvolvimento este que envolve o social, o emocional, o físico, o moral entre outros.
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Copyright (c) 2023 Rodi Narciso, Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Cláudio Gonçalves de Mattos, Filomena Alves Pereira, Iracema Rocha Marreiros
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