TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.269Resumo
Os recursos tecnológicos e digitais têm desempenhado um papel significativo no ambiente educacional, consequentemente, moldando futuros cidadãos e trazendo inúmeras oportunidades assim como desafios no ambiente escolar. Desta forma, este artigo objetiva analisar em aspecto geral quais são as práticas digitais e os riscos das tecnologias no contexto dessas instituições escolares. Utilizando-se de uma revisão bibliográfica, foram investigadas as práticas digitais adotadas em escolas e os riscos associados ao seu uso, obtidas de livros, artigos científicos e produções publicadas nos últimos 15 anos, e disponíveis em plataformas de relevância científica. Observa-se que na literatura existem várias análises críticas do uso das tecnologias no ensino, dentro e fora da sala de aula, quais são discutidos os benefícios dessas tecnologias na educação, bem como os potenciais riscos para alunos, educadores e pela própria instituição. Em suma, são abordadas estratégias e recomendações para que haja o uso responsável e seguro desses recursos tecnológicos nas instituições escolares.
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Copyright (c) 2023 Lindalva Mendonça de Figueirôa, Domingos Sávio dos Santos, Fernanda Correa, Márcio Santana Magalhães, Renata Fermino Ferrari
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