TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Fernanda Correa Must University, Estados Unidos
  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.269

Resumo

Os recursos tecnológicos e digitais têm desempenhado um papel significativo no ambiente educacional, consequentemente, moldando futuros cidadãos e trazendo inúmeras oportunidades assim como desafios no ambiente escolar. Desta forma, este artigo objetiva analisar em aspecto geral quais são as práticas digitais e os riscos das tecnologias no contexto dessas instituições escolares. Utilizando-se de uma revisão bibliográfica, foram investigadas as práticas digitais adotadas em escolas e os riscos associados ao seu uso, obtidas de livros, artigos científicos e produções publicadas nos últimos 15 anos, e disponíveis em plataformas de relevância científica. Observa-se que na literatura existem várias análises críticas do uso das tecnologias no ensino, dentro e fora da sala de aula, quais são discutidos os benefícios dessas tecnologias na educação, bem como os potenciais riscos para alunos, educadores e pela própria instituição. Em suma, são abordadas estratégias e recomendações para que haja o uso responsável e seguro desses recursos tecnológicos nas instituições escolares.

Biografia do Autor

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa. Pós-graduanda em
Gestão Escolar pela FAVENI. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must
University. 

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube) Licenciado em
Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Especialista em Gestão
Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mestrando em Tecnologias Emergentes
em Educação pela Must University.

Fernanda Correa, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Guilherme Guimbala, Especialista em Educação
infantil e Séries Iniciais (Faculdade Dom Alberto), Especialista em Gestão Escolar, Orientação
Escolar e Supervisão Escolar ( Faculdade Unina), Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University.

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário. Licenciado em Educação
Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Treinamento
Funcional. Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica. Gestão Esportiva com Ênfase em
Psicomotricidade e Inclusão. Educação Física Adaptada a Inclusão. Educação Infantil Jogos
Brinquedos e Recreação. Metodologia em Educação Física e Esporte. Em Formação do
Profissional em Apoio a Alunos com Autismo. Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Licenciada
em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil, Especialista em Gênero e Diversidade na
Escola pela HSM, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University
- (Flórida - USA).

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Figueirôa, L. M. de ., Santos, D. S. dos ., Correa, F. ., Magalhães, M. S. ., & Ferrari, R. F. . (2023). TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Amor Mundi, 4(6), 23–34. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.269

Edição

Seção

Artigos