PRÁTICAS DIGITAIS E OS RISCOS NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Bertolazzi Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinicius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • Rosangela Miranda Crimoni Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.268

Resumo

Transformações na sociedade, especialmente no tocante à tecnologia, têm desencadeado alterações consideráveis de entendimento no processo de ensino-aprendizagem. Muito do ensino tradicional foi sendo substituído, aos poucos, por metodologias que envolvessem as tecnologias digitais, que permitiram aulas mais dinâmicas, com maior participação dos alunos e descentralização do ensino unicamente por parte do docente. Não obstante, existem riscos quanto ao uso dessas tecnologias na sala de aula, sendo necessário ter conhecimento tanto dos direitos como dos deveres para que o ensino não fique prejudicado. Tendo em vista esse contexto, o objetivo principal deste estudo consiste em discutir acerca dos direitos e deveres no tocante ao uso das tecnologias no contexto educacional, destacando os riscos dessas práticas digitais para os estudantes ao interagir no ambiente online (redes sociais, sites, vídeos). Como objetivos específicos, abordar o contexto histórico de implantação das tecnologias digitais, o marco legal e os riscos das práticas digitais. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sintetizando os resultados encontrados e evidenciando a discussão dos mesmos. Concluiu-se que deve haver um planejamento no sentido de integrar melhor as aulas às tecnologias existentes, de modo que haja consenso entre professores e alunos, e mais estudos devem ser realizados para que esse debate ganhe ainda mais importância na comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especialista em
Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2019) e em Direito Civil
e Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina – CEUT (2013). Graduação
em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010). Graduação em Pedagogia com
Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2007).

João Carlos Bertolazzi, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências - Faculdade Hebraica Renascença; Graduação em Matemática –
Fiar; Pós Graduado: Docência do Ensino Superior – Unimais; Neuropiscopedagogia Clínica
e Institucional – Fameesp; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must
Univesity.

Marcos Vinicius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas
do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação
Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University - Flórida.

Rosangela Miranda Crimoni, Must University, Estados Unidos

Graduado: Pedagogia – Faculdade Madre Gertrudes de São José Pós Graduado: Educação
do campo -UFES – Universidade Federal do Espirito Santo; Pós Graduado: Gestão Escolar
– Universidade Salgado filho; Mestrando: Tecnologias Emergentes em Educação - Must
Univesity.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Oliveira, . R. M. de, Bertolazzi, J. C. ., Silva, M. V. M. da ., Narciso, R. ., & Crimoni, R. M. . (2023). PRÁTICAS DIGITAIS E OS RISCOS NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL. Revista Amor Mundi, 4(6), 13–22. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.268

Edição

Seção

Artigos