A INTEGRAÇÃO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM A TAXONOMIA DE BLOOM, NUMA PROPOSTA QUE INCORPORE A IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NUMA PRÁTICA COLABORATIVA

Autores

  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Allysson Barbosa Fernandes Must University, Estados Unidos
  • Fabiana Fagundes Barros Gomes Must University, Estados Unidos
  • Ferdinando Sampaio Rios Must University, Estados Unidos
  • Mayara Talini Pereira Bohrer Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.267

Resumo

O tema deste estudo versa sobre a aprendizagem colaborativa e a taxonomia de Bloom. O objetivo é realizar uma revisão bibliográfica sobre a integração de aprendizagem colaborativa com a taxonomia de Bloom, com foco nas tecnologias digitais. É um tema importante de ser desenvolvido, pois, a aprendizagem colaborativa contribui para que o aluno se torne protagonista do processo da aprendizagem de modo a permitir que ele participe de forma ativa e direta na construção do seu conhecimento. Somado a isso, o aluno também é beneficiado nesse processo da aprendizagem com a aplicação da taxonomia de Bloom por ser uma estratégia com foco em fazer com que ele, de forma autônoma, desenvolva um pensamento crítico na resolução de problemas. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica, por ser um tipo de método que permite o uso de material já publicado sobre o tema, servindo de fundamentação para o estudo.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas
do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University.

Allysson Barbosa Fernandes, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração e graduando em Pedagogia pela UniAteneu. Especialista em
Docência do Ensino Superior; Pós-graduando em Tecnologias Educacionais pelo IFCE.
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fabiana Fagundes Barros Gomes, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Biologia pela UEG. Especialista em Química Quantitativa pelo Instituto
Prominas e Pós-graduada em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Direção Escolar
pela Unopar. Cursando Principles of Biochemistry pela Harvard University. Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ferdinando Sampaio Rios, Must University, Estados Unidos

Licenciatura plena em Educação Física pela UFC, com pós-graduação em gestão escolar
integrada e práticas pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes, e Mestrando em
Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Mayara Talini Pereira Bohrer, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela UNIVALI. Especialização em Educação Infantil e Séries
Iniciais pela Facel Faculdades. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must
University. 

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Silva, M. V. M. da ., Fernandes, A. B. ., Gomes, F. F. B. ., Rios, F. S. ., & Bohrer, M. T. P. . (2023). A INTEGRAÇÃO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM A TAXONOMIA DE BLOOM, NUMA PROPOSTA QUE INCORPORE A IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NUMA PRÁTICA COLABORATIVA. Revista Amor Mundi, 4(6), 3–11. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.267

Edição

Seção

Artigos