DIÁLOGO ENTRE NATIVOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.261Resumo
Este estudo discute a respeito da geração screenagers com vários autores: Moran (2013); Tapscott (2008); Desmurget (2021); Gardner (1995) entre outros, através de pesquisa bibliográfica, em fontes de renome no cenário educativo, para responder à seguinte pergunta: Qual a relação dos alunos no universo educacional, face às possibilidades e impactos no percurso escolar e os desafios para professores e escolas? A partir desta inquietação, subsidiar os objetivos gerais: entender a geração screenagers e sua relação com as ferramentas digitais na trilha de aprendizagem. Em tal sentido, também atender aos objetivos específicos, destacando as características de triagem relacionadas às ferramentas de tecnologia e comunicação (TDCs) e seu impacto no processo de internalização do conhecimento. Para tanto, esse paper foi elaborado em seções e subseções que corroboram para o entendimento da relação dos nativos digitais, ou seja, os screenagers. Neste contexto, também, os desafios para os docentes e instituições de ensino. Foi discorrido de forma crítica com os mesmos autores no que diz respeito à temática. Entende-se que seja crucial encontrar um ponto de equilíbrio entre o uso das ferramentas digitais e abordagens tradicionais no âmbito escolar com intuito de promover uma educação de qualidade, amenizando os impactos negativos e envolvendo os alunos de forma colaborativa tanto quanto participativa, na ótica digital do século XXI. Espera-se que esse paper venha contribuir com a educação da geração screenagers.
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Copyright (c) 2023 Helena Maria Ribeiro, João Carlos Machado, Renata Carvalho Durães Pena, Rodi Narciso
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