DIÁLOGO ENTRE NATIVOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.261

Resumo

Este estudo discute a respeito da geração screenagers com vários autores: Moran (2013); Tapscott (2008); Desmurget (2021); Gardner (1995) entre outros, através de pesquisa bibliográfica, em fontes de renome no cenário educativo, para responder à seguinte pergunta: Qual a relação dos alunos no universo educacional, face às possibilidades e impactos no percurso escolar e os desafios para professores e escolas? A partir desta inquietação, subsidiar os objetivos gerais: entender a geração screenagers e sua relação com as ferramentas digitais na trilha de aprendizagem. Em tal sentido, também atender aos objetivos específicos, destacando as características de triagem relacionadas às ferramentas de tecnologia e comunicação (TDCs) e seu impacto no processo de internalização do conhecimento. Para tanto, esse paper foi elaborado em seções e subseções que corroboram para o entendimento da relação dos nativos digitais, ou seja, os screenagers. Neste contexto, também, os desafios para os docentes e instituições de ensino. Foi discorrido de forma crítica com os mesmos autores no que diz respeito à temática. Entende-se que seja crucial encontrar um ponto de equilíbrio entre o uso das ferramentas digitais e abordagens tradicionais no âmbito escolar com intuito de promover uma educação de qualidade, amenizando os impactos negativos e envolvendo os alunos de forma colaborativa tanto quanto participativa, na ótica digital do século XXI. Espera-se que esse paper venha contribuir com a educação da geração screenagers.

Biografia do Autor

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Docência na Educação Infantil (UFU). Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT. 

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações:  Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Ribeiro, H. M. ., Machado, J. C. ., Pena, R. C. D. ., & Narciso, R. . (2023). DIÁLOGO ENTRE NATIVOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(5), 245–249. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.261