A INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E O PAPEL DO DESIGN INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Vanessa Rodrigues de Lima Must University, Estados Unidos
  • Érica Taís Souza Kull Must University, Estados Unidos
  • Narciso Marques Miranda Must University, Estados Unidos
  • Rui César Ranzani
  • Solange Aparecida Gallo Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.260

Resumo

O presente artigo trata sobre o aumento do ensino a distância e assim com ele o aprendizagem autogerida, onde o aluno vai estudar independentemente, tendo a responsabilidade por seu estudo, planejando quanto tempo vai estudar, e que com que frequência e o momento de realizar as atividades, assumindo esse papel para o sucesso no aprendizado, que muitas vezes se não fosse dessa maneira não conseguiria participar. A rápida troca de informações, aliadas ao uso de recursos técnicos para promover a aprendizagem, evidenciam a subjetividade dos aprendizes, remetem à aprendizagem independente e fortalecem a capacidade inclusiva, a criatividade e a autonomia. Nesse construção processo temos o Design Instrucional que tem o papel de contribuir para sua efetivação da aprendizagem autogerida pelo aluno, ele deve de adaptar o planejamento, execução e avaliação, uma metodologia dinâmica, transmitir o conteúdo de uma maneira que o aluno terá que se dedicar ao estudo através de ferramentas técnicas com métodos instrutivos, ações que iniciam com a observação de problemas de aprendizagem, e se coloca a projetar, desenvolver e avaliar o resultado a partir da utilização de técnicas e métodos para as atividades de ensino para uma disciplina baseadas na tecnologia

Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues de Lima, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UNEMAT Universidade do Estado do Mato Grosso e Licenciatura em Geografia pela FAVENI. Especialização em Ensino Lúdico pela Faculdade São Luís e Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo FAMEV Faculdade Metropolitana do Vale do Aço. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Érica Taís Souza Kull, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais e na EJA. Especialização em Ensino Religioso. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Narciso Marques Miranda, Must University, Estados Unidos

Licenciado em física, Licenciado em matemática; pós graduado em gestão escolar e coordenação pedagógica, especialização em tutoria do ensino superior e médio; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. 

Rui César Ranzani

Bacharel em Ciência da Computação;Tecnólogo em Programação e Desenvolvimento de Sistemas.; Licenciatura em Informática. Pós Graduação em Redes de Computadores; Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Solange Aparecida Gallo, Must University, Estados Unidos

Tecnóloga em Gestão Empresarial, Formação pedagógica para não licenciados; Especialista em Gestão de Pessoas e lideranças; Especialista em Recursos humanos; Pós Graduada em Coordenação e gestão pedagógica; Licenciada em Letras; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Lima, V. R. de ., Kull, Érica T. S. ., Miranda, N. M. ., Ranzani, R. C. ., & Gallo, S. A. . (2023). A INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E O PAPEL DO DESIGN INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 4(5), 237–244. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.260