A INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA E O PAPEL DO DESIGN INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.260Resumo
O presente artigo trata sobre o aumento do ensino a distância e assim com ele o aprendizagem autogerida, onde o aluno vai estudar independentemente, tendo a responsabilidade por seu estudo, planejando quanto tempo vai estudar, e que com que frequência e o momento de realizar as atividades, assumindo esse papel para o sucesso no aprendizado, que muitas vezes se não fosse dessa maneira não conseguiria participar. A rápida troca de informações, aliadas ao uso de recursos técnicos para promover a aprendizagem, evidenciam a subjetividade dos aprendizes, remetem à aprendizagem independente e fortalecem a capacidade inclusiva, a criatividade e a autonomia. Nesse construção processo temos o Design Instrucional que tem o papel de contribuir para sua efetivação da aprendizagem autogerida pelo aluno, ele deve de adaptar o planejamento, execução e avaliação, uma metodologia dinâmica, transmitir o conteúdo de uma maneira que o aluno terá que se dedicar ao estudo através de ferramentas técnicas com métodos instrutivos, ações que iniciam com a observação de problemas de aprendizagem, e se coloca a projetar, desenvolver e avaliar o resultado a partir da utilização de técnicas e métodos para as atividades de ensino para uma disciplina baseadas na tecnologia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vanessa Rodrigues de Lima, Érica Taís Souza Kull, Narciso Marques Miranda, Rui César Ranzani, Solange Aparecida Gallo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.