BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRÍCULO BRASILEIRO

UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA

Autores

  • Geraldo Lopes da Silva Filho Must University, Estados Unidos
  • Aglycia Chaves Barros Sousa Must University, Estados Unidos
  • Claudinei Francisco Pioner Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.259

Resumo

O presente artigo aborda a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de História no contexto educacional. A BNCC é um documento normativo que estabelece os objetivos de aprendizagem que todos os estudantes brasileiros devem alcançar ao longo da educação básica. Nesse sentido, a disciplina de História desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, fornecendo ferramentas para a compreensão crítica do mundo e de sua própria identidade. A partir de uma análise da BNCC, é possível observar que o ensino de História deve ser pautado na construção de competências e conhecimentos que permitam aos estudantes compreender os processos históricos, as diferentes culturas e suas interações, bem como desenvolver uma consciência histórica e cidadã. Dessa forma, a BNCC busca promover uma abordagem interdisciplinar, que articule a História com outras áreas do conhecimento, estimulando a reflexão e o pensamento crítico dos alunos. A BNCC propõe ainda uma redefinição dos conteúdos a serem ensinados, privilegiando temas relevantes e contextualizados, como a história do Brasil e de outros países, os direitos humanos, a diversidade cultural e a sustentabilidade. Além disso, a inclusão de fontes históricas variadas, como documentos, imagens, relatos e testemunhos, amplia a compreensão dos estudantes sobre os diferentes períodos e acontecimentos históricos.

Biografia do Autor

Geraldo Lopes da Silva Filho, Must University, Estados Unidos

Bacharelado em Engenharia Civil. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Aglycia Chaves Barros Sousa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras português- espanhol (UFC); Técnica em Segurança do trabalho (IFCE); Pós-graduada em Gestão Escolar integrada e práticas pedagógicas (Faculdade Prominas); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Claudinei Francisco Pioner, Must University, Estados Unidos

Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especializações: Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Faculdade São Braz (UNINA), Gestão Escolar pela Faculdade São Braz (UNINA), Educação Especial pela Faculdade Iguaçú (ISFACES). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida.

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações: Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Silva Filho, G. L. da ., Sousa, A. C. B. ., Pioner, C. F. ., & Pena, R. C. D. . (2023). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRÍCULO BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA. Revista Amor Mundi, 4(5), 227–236. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.259