O PAPEL DO PROFESSOR EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM ONLINE

Autores

  • Silvia Rangel Mendes Must University, Estados Unidos
  • Eliete Matoso de Freitas Must University, Estados Unidos
  • Eliza Juventino Zella dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Manuela Angelo Gonsalves Must University, Estados Unidos
  • Martha de Oliveira Pinheiro Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.258

Resumo

Esse trabalho alcunhado de “O papel do professor em contextos de aprendizagem online”. O mesmo tem como objetivo geral descrever o papel do professor mediante as novas possibilidades de aprendizagem, em especial ao ambiente e-learning. Para a construção do mesmo, a metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica. A função do professor em espaços colaborativos online vem se tornando um instrumento de diversas pesquisas e com o crescimento da modalidade de educação a distância. Com a chegada de processos de comunicação intermediados pelo computador, novas práticas de ensino surgem, refletindo sobre a função do docente no processo de ensino-aprendizagem. O planejamento da aula pelo docente e a sistematização que ele desenvolve em sala de aula possui função determinante no tipo de experiências de aprendizagem dos estudantes em espaços virtuais não são colaborativos por natureza, mas dependem da prática docente para que se motive a relação entre os alunos. Conclui-se que as discussões relacionadas sobre o papel docente em ambientes virtuais de aprendizagem, está distante de se esgotar, sendo essencial para se conquistar experiências formativas que gerem ampla autonomia do estudante.

Biografia do Autor

Silvia Rangel Mendes, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Especializações: Educação Especial e Psicomotricidade pela Faculdade de Educação São Luís. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Eliete Matoso de Freitas, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português e Respectivas Literaturas (Unespar-Paranaguá) Graduada Em Pedagogia (Unespar-Paranaguá); Pós-Graduação Em Especialização Em Educação Especial e Inclusiva (Facear-Faculdade Educacional De Araucária); Mestranda Em Tecnologias Emergentes Na Educação (Must University-Flórida).

Eliza Juventino Zella dos Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia (FACINTER-UNINTER) Pós Graduada em psicopedagogia (Isulpar), Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University.

Manuela Angelo Gonsalves, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Especializações: Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (UCB) e Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Futura. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Martha de Oliveira Pinheiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em pedagogia, Pós Graduada em Educação Especial e Neuropediatria, Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Mendes, S. R. ., Freitas, E. M. de ., Santos, E. J. Z. dos ., Gonsalves, M. A. ., & Pinheiro, M. de O. . (2023). O PAPEL DO PROFESSOR EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM ONLINE . Revista Amor Mundi, 4(5), 223–226. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.258