BNCC E OS CURRÍCULOS NO BRASIL SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES

Autores

  • Fabiana Silva Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Daniele de Souza Velozo Must University, Estados Unidos
  • Dilza Maria Cruz Melo Must University, Estados Unidos
  • Julia Pereira Nascimento Baía Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.255

Resumo

Ao longo da história da educação, o cidadão conquistou muitos direitos, os quais estão refletidos e consagrados na Constituição brasileira, mas o caminho para alcançar a educação de qualidade que a sociedade almeja ainda é árduo e longo. Estratégias governamentais e profissionais foram desenvolvidas para abordar muitas das questões que surgem na educação. Assim, surge a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho tem como objetivo geral apresentar as caracteristicas e potencialidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos currículos escolares no Brasil. A metodologia que norteia o trabalho de pesquisa é a revisão bibliográfica, na qual foi construído uma análise crítica sobre as publicações da área do conhecimento. Por fim, fica evidente a importância da BNCC para a educação brasileira, se observa a preocupação dos profissionais da área da educação sobre a continuação do antigo mecanismo que protege os interesses do capital e é compatível com os interesses das grandes empresas comerciais.

Biografia do Autor

Fabiana Silva Oliveira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFAM Licenciatura Plena em Língua e Literatura Inglesa-UFAM, Especialização em Gestão e Tutoria na EAD-UNIASSELVI, Especialização em Pobreza e Desigualdades Sociais- UFAM, Especialização em Educação Profissional e Tecnológica-EPT- IFAM, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação-Must University.

Daniele de Souza Velozo, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela  Universidade Estácio de Sá. Especialização em Gestão em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.  

Dilza Maria Cruz Melo, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias – UFAM. Licenciatura Plena em Letras Língua e Literatura Inglesa -UFAM. Especialização em: Língua Inglesa na EAD-FAVENI, e, Especialização em Pobreza e Desigualdade Social – UFAM. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University. 

Julia Pereira Nascimento Baía, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Letras Português/Literatura. Tecnóloga em Marketing Digital. Especialização em Gestão Escolar. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Graduando em Engenharia de Produção. Graduando em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Oliveira, F. S. ., Velozo, D. de S. ., Melo, D. M. C. ., Baía, J. P. N. ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). BNCC E OS CURRÍCULOS NO BRASIL SUAS CARACTERÍSTICAS E POTENCIALIDADES. Revista Amor Mundi, 4(5), 203–208. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.255