INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: COMO A IA ESTÁ MUDANDO A MANEIRA COMO APRENDEMOS E ENSINAMOS

Autores

  • Fábio Fornazieri Picão Must University, Estados Unidos
  • Lucas Ferreira Gomes Must University, Estados Unidos
  • Luciene Alves Must University, Estados Unidos
  • Odinei Barpi Must University, Estados Unidos
  • Tatiane Alves Luccheti Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.254

Resumo

Durante a pesquisa bibliográfica realizada sobre a inserção da Inteligência Artificial (IA) nos cursos à distância e na educação de modo geral, pudemos observar suas vantagens, desvantagens e desafios para docentes e estudantes. A IA traz inúmeras vantagens, como a personalização do ensino, a possibilidade de feedback imediato, o acesso a conteúdos de qualidade e a melhoria do processo de aprendizagem. Entretanto, a IA também apresenta desafios e desvantagens, como a necessidade de atualização constante dos sistemas, a falta de contato humano e a possibilidade de discriminação algorítmica. Um exemplo de aplicação bem-sucedida da IA na educação é o Watson Education da IBM, que oferece suporte à aprendizagem personalizada e colaborativa, permitindo que os alunos trabalhem em projetos interativos e tenham acesso a feedback imediato. Além disso, ele pode ajudar os professores a identificar lacunas no conhecimento dos alunos e a fornecer intervenções personalizadas. No entanto, tanto docentes quanto estudantes devem enfrentar desafios para a implementação efetiva da IA na educação, como a necessidade de adaptação às novas tecnologias, a atualização constante dos sistemas e a garantia da privacidade e segurança dos dados. É importante que os profissionais da educação estejam preparados para lidar com esses desafios e aproveitar os benefícios da IA para uma aprendizagem significativa e eficiente.

 

 

Biografia do Autor

Fábio Fornazieri Picão, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Educação Física. Especialista em Educação Física Escolar. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lucas Ferreira Gomes, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Química. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Luciene Alves, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Letras. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Odinei Barpi, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Matemática. Especialista em Didática no Ensino Superior. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Tatiane Alves Luccheti, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Picão, F. F. ., Gomes, L. F. ., Alves, L. ., Barpi, . O. ., & Luccheti, . T. A. . (2023). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: COMO A IA ESTÁ MUDANDO A MANEIRA COMO APRENDEMOS E ENSINAMOS. Revista Amor Mundi, 4(5), 197–201. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.254